Monitoria de Campinas lança cartilha que ensina como criar abelhas Jataí

Flavio Biodiversidade, Comunicação, Cultura, Educação, Notícia, Sustentabilidade Deixar Comentário

Pra celebrar 27 anos de atividade de vida da Novo Encanto no Brasil, a monitoria da Novo Encanto em Campinas (SP) está lançando uma cartilha que ensina a criar colmeias de abelhas sem ferrão (meliponários) da espécie Jataí, uma das 200 nativas do Brasil.

De forma didática, a publicação Manual de Criação de Abelhas Jataí – Orientações Práticas oferece informações técnicas inéditas, elaboradas especialmente para quem busca os benefícios que o cultivo de Jataí traz.

A origem da cartilha é um trabalho de educação ambiental que sensibilizou crianças da região para observar e aprender com o universo das abelhas: “Trabalhando pelo bem comum, elas geram fartura em uma engrenagem viva, movida pela contribuição”, explica o meliponicultor Daniel Gomes, um dos responsáveis pelo trabalho pedagógico realizado.

Essas vivências com os pequenos geraram, em outubro de 2016, uma oficina que capacitou 35 pessoas de diversos municípios nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Os participantes tiveram aulas de biologia, de confecção de iscas de garrafa pet e montagem de caixas de madeira para cultivo de Jataí.

Objetivando compartilhar o conhecimento construído com mais crianças e adultos que buscam uma integração maior com a Natureza, a monitoria ofereceu essa capacitação por um valor acessível, no qual somente o custo da caixa e da alimentação foi repassado.

Augusto Soares, Coordenador da Novo Encanto na 3ª Região, demonstrou grande satisfação com a experiência: “Tivemos momentos especiais junto a esses pequenos insetos que, se prestarmos atenção, muito tem para nos ensinar. A atividade mostra que podemos nos unir mais, trocar experiências, confraternizando e apoiando uns aos outros. Que venham outras iniciativas assim!”, registrou aos que estiveram presentes no evento.

Seguindo o exemplo das abelhas, a equipe continua na ativa: lançou um vídeo com imagens do dia da oficina (disponível na fanpage da Novo Encanto no Facebook) e, em breve, vem disponibilizar vídeo aulas na internet. “Percebemos que há uma demanda por material didático de qualidade a respeito das Jataí no Youtube”, constatou Arthur Lima, monitor da Novo Encanto em Campinas.

Enquanto as vídeo aulas estão sendo preparadas, para ter acesso à cartilha e aos benefícios que as abelhas podem trazer, acesse o site www.novoencanto.org.br. Para saber de outras novidades, navegue e curta a página da Novo Encanto no Face!

BRASIL AFORA

Além da iniciativa em São Paulo, a Novo Encanto também conta com o auxílio das abelhas sem ferrão em outros Estados. Na Bahia, o plantio do Núcleo Estrela da Manhã, com dois anos de vida, já tem 20 colmeias de Uruçu verdadeira (Melipona scutellaris), outra espécie de abelha nativa sem ferrão.

A venda do litro de mel da Uruçu pode chegar a R$ 200 por conta da raridade da espécie (ameaçada de extinção) e do poder medicinal do produto. “Coletamos, em média, um litro de mel, por estação, de cada colmeia”, explica Adriana de Castro, monitora da Novo Encanto. “Mas podemos chegar a produzir de dois a três litros em cada período”, projeta.

Vantagens da criação de abelhas sem ferrão

A criação de abelhas sem ferrão é de baixo custo e fácil manejo, com pouca ou nenhuma manutenção ao longo do ano.

Não é necessário usar roupas ou equipamentos especiais, pois, como as abelhas possuem ferrão atrofiado, não têm capacidade de ferroar.

A presença de abelhas nos plantios auxilia na polinização de lavouras e pomares, promove maior variabilidade genética de plantas e animais, uma vez que, polinizando a flora local, as abelhas também auxiliam na formação de matas nativas.

O mel é um alimento saboroso e saudável que pode substituir o açúcar e melhorar a saúde da família com alto teor nutricional e propriedades medicinais.

A técnica de criar abelhas sem ferrão é sustentável: não destrói, não polui, contribui para preservação da Natureza e permite práticas de educação ambiental.

Os ganhos socioambientais são evidentes! Além disso, o mel de Jataí pode ser revertido em renda extra!

Para conhecer e utilizar o Manual de Criação de Abelhas Jataí, acesse este link: https://novoencanto.org.br/acervo/Publicacoes/Cartilhas/Cartilha_Jatai.pdf.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.