Associados de Belém visitam espaço cidadão do Itec

Flavio Biodiversidade, Cultura, Educação, Reciclagem, Sustentabilidade Deixar Comentário

A monitoria da Novo Encanto em Belém realizou, junto a 42 associados (entre crianças e adultos), uma visita ao Espaço Cidadão do Instituto de Tecnologia (ITEC), localizado no campus da Universidade Federal do Pará.

A atividade, que aconteceu no dia 16 de setembro de 2017, em comemoração ao dia da árvore, foi uma experiência que motivou e vem repercutindo de forma positiva entre os que dela participaram, segundo Adriana Bastos, associada da Novo Encanto.

“Minha filha de 5 anos ficou bastante interessada durante a visita, e agora todo tempo ela fica pensando em forma de reutilizar as coisas”, disse Adriana.

No Espaço Cidadão do ITEC, que fica entre os bosques Camilo Viana e Benito Calzavara, os associados da Novo Encanto conheceram uma série de projetos ligados à cultura, sustentabilidade e cidadania. Também tiveram acesso às características das árvores do bosque e como foram pensadas e construídas as intervenções no espaço.

As crianças acompanharam atentas e se divertiram regando as plantas com o uso de garrafas pet, segundo Luis Mussi, monitor da Novo Encanto em Belém.

Espaço Cidadão do ITEC

Gina Calzavara, coordenadora do Espaço Cidadão, guiou os visitantes, explicando que os alunos de diversos cursos da Universidade são convidados a contribuir para o desenvolvimento de atividades no local. Um estudante de engenharia civil, por exemplo, que trabalhava em uma empresa onde seria descartada uma boa quantidade de capacetes coloridos, solicitou a doação das peças, que foram reutilizadas como vasos para evitar o desperdício.

Gina contou que o objetivo de motivar os alunos a contribuir com o coletivo foi estabelecido desde o início, já que a intenção é levá-los a refletir sobre sustentabilidade, formação acadêmica e cidadania, itens que, segundo ela, devem fazer parte do cotidiano de uma universidade.

Ainda de acordo com a coordenadora do Espaço Cidadão, a criatividade é um dos elos importantes para o trabalho acontecer. Isso pôde ser verificado em todo o percurso realizado na visita, onde os associados da Novo Encanto puderam ver, sendo reutilizados como recipientes para as plantas, materiais como garrafas pet, pneus, capacetes e caixas de equipamentos eletrônicos.

Pelo caminho, ainda, viram várias placas com frases do tipo “Você já molhou uma planta hoje”?, e outras mais que convidavam todos a interagir e a contribuir com o trabalho.

O trabalho no Espaço ITEC Cidadão teve início em março de 2011 e, de lá para cá, várias ideias já foram colocadas em prática. Uma delas foi a implantação de uma cisterna para captação de água da chuva, desenvolvida por alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Alunos do curso de Arquitetura também construíram uma casinha com telhado verde no local.

Para o monitor da Novo Encanto em Belém, “a atividade foi como uma aula sobre a história do bosque, revelando toda a riqueza das várias espécies de plantas e árvores do local”.

Luis Mussi disse que “a visita serviu como um grande incentivo para o reaproveitamento de materiais disponíveis na manutenção e expansão de projetos sustentáveis que podem ser realizados futuramente pelos sócios da Novo Encanto.”

Segundo a Coordenadora Regional da Novo Encanto, Sabrina Forte, “atividades como essa, em locais de referência, nos motivam a trabalhar de forma criativa boas soluções ecológicas e educativas, que podem ser expandidas por outras monitorias na 14ª região e em outras regiões da Novo Encanto”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.