Assembleia Legislativa do Amazonas presta homenagem a Novo Encanto

Flavio Institucional, Notícia Deixar Comentário

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas prestou uma homenagem a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico pelo trabalho desenvolvido em defesa do meio ambiente.

Em Sessão Especial realizada na segunda-feira, 4, início da Semana do Meio Ambiente, a Novo Encanto recebeu um diploma de Honra ao Mérito em nome de seu fundador e presidente de honra, Raimundo Monteiro de Souza, e o reconhecimento por suas ações em favor da causa ambiental.

O evento foi uma iniciativa do deputado Luiz Castro (Rede), que preside a Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa.

Na oportunidade, o deputado elogiou a ações da Associação, que foi criada há 28 anos e mantém no município amazonense de Lábrea o seringal Novo Encanto, que deu origem ao nome da entidade, e hoje tem ações em todos os estados brasileiros e também no Exterior.

“Queremos fazer um agradecimento, um reconhecimento, a Novo Encanto pelo brilhante trabalho que faz em defesa do meio ambiente. Há 28 anos, essa entidade desenvolve um trabalho primoroso na área sócio-ambiental”, disse Castro.

O parlamentar também agradeceu ao presidente de honra da Associação, Raimundo Monteiro.

“Queremos a ele dirigir o nosso reconhecimento. Mas não só a ele, mas a todos que fizeram e continuam a fazer a diferença num trabalho que é exemplar de educação ambiental, de valorização da nossa biodiversidade e de ação efetiva de sustentabilidade”.

O presidente da Novo Encanto, José Roberto da Silva Barbosa, disse que a homenagem é um incentivo para que a Associação continue trabalhando em defesa do meio ambiente e lembrou que a Novo Encanto tem uma atuação de grande alcance na área social, capacitando pessoas.

“Receber essa homenagem e esse reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas é uma honra para todos nós da Novo Encanto e um incentivo para que a a gente continue com nosso trabalho de preservação e conservação ambiental”.

José Roberto lembrou a abrangência da atuação da Associação e seu trabalho no desenvolvimento das pessoas.

“Nesses 28 de existência, a Novo Encanto manteve e preserva o Seringal que deu origem a nossa Associação e também ampliou sua presença no Brasil e no Exterior. Nosso desafio é continuar crescendo e trabalhando em favor da natureza e do desenvolvimento humano”.

O presidente ressaltou também o alcance social da Novo Encanto, em ações como projeto Jovem Aprendiz em Maceió (Alagoas) e a Central de Plantadores em Boa Vista (Roraima), avanços e conquistas ao longo destes 28 anos de trabalho.

“Por isso, temos muito o que comemorar”.

O vice presidente da Novo Encanto, Sérgio Guimarães, acrescentou que a Semana do Meio Ambiente é sempre uma oportunidade pra se fazer uma reflexão profunda a respeito da situação do meio ambiente no Brasil.

“De um lado a gente tem esse processo de degradação que continua com o desmatamento da Amazônia, com a poluição das águas, do ar, as mudanças climáticas, mas de outro lado a gente tem milhares de organizações que vem trabalhando e conseguindo resultados significativos na defesa do meio ambiente. E entre essas organizações, nós temos a Novo Encanto, que há 28 anos vem fazendo um trabalho de busca de sustentabilidade e busca de alternativas”.

Sérgio Guimarães lembrou ainda a importância da formação de líderes ambientais, trabalho que vem sendo feito com apoio da Petrobras há muitos anos, e alternativas de sustentabilidade como agroflorestas.

Homenagem da Assembleia

Também estiveram presentes na solenidade os deputados Alessandra Campêlo (MDB) e José Ricardo Lula (PT), que falaram sobre a importância do meio ambiente na qualidade de vida das pessoas, assim como a necessidade de uma exploração racional dos recursos naturais na geração de emprego e renda para a população.

Durante a Sessão Especial, outros ativistas ambientais, pesquisadores e apoiadores da causa ambiental também foram lembrados e receberam certificados de honra ao mérito.

Foram homenageados

Maria Erotides Coimbra, Movimento dos Catadores.
Ernande Pereira Galvão, ativista ambiental.
Roberta Monique da Silva Santos.
Pastor Henrique, Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial / Projeto Asez.
Pulo Sérgio Vieira Arcanjo, ativista ambiental.
Janete Fernandes da Silva, Associação dos Engenheiros Ambientais do Amazonas.
Cíntia Fernandes, Instituto Amazônia+.
Jaqueline Soares Canizo, ativista ambiental da causa animal.
Mário Jonas Taumaturgo de Souza, empresa Amazonlimpa.
Alessandro Dinelli, empresa Descarte Correto.
Noelia Maria Vinente Pereira, gestora e ativista ambiental.
Raimundo Monteiro de Souza, Associação Novo Encanto.
Augusto Leite, Instituto Sumaúma.
Anete Jeane Marques Ferreira, ativista ambiental.
Dayse Campista Ferreira, pesquisadora e conselheira do Conselho Regional de Biologia.
Maurício de Almeida Noronha, ativista ambiental.

Na foto cedida pelo Departamento de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, destaque para o deputado Luiz Castro (de terno claro), presidente da Comissão de Meio Ambiente e autor da homenagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.