Projeto de recuperação da Bacia do Rio São Francisco é aprovado

Novo Encanto Água Deixar Comentário

A proposta é combater a desertificação, a degradação e a perda da biodiversidade por meio de Sistemas Agroflorestais

O projeto Plantando Água no Agreste, apresentado pela Novo Encanto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, aprovado neste mês de março, propõe o uso de técnicas de sistemas agroflorestais para recuperação de áreas degradadas e combater a desertificação do ecossistema terrestre na Bacia do Rio São Francisco na cidade de Arapiraca, em Alagoas.

De acordo com Theonelly Teodozio, coordenador geral do projeto, além da implantação da agrofloresta e projeto vai capacitar os agricultores locais e também distribuir os produtos agrícolas colhidos na área. “Esses produtos serão destinados a instituições que cuidam das populações sócio vulneráveis”, destaca o coordenador.

Essas ações estão alinhadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável que são fome zero e agricultura sustentável, consumo e produção responsável e vida terrestre. Serão cerca de 60 agricultores capacitados nas técnicas de sistemas agroflorestais e mais de 120 pessoas atendidas com os alimentos provenientes do cultivo.

“Toda a comunidade da cidade de Arapiraca será beneficiada com a oferta de alimentos responsáveis tanto desse sistema agroflorestal como dos sistemas futuramente implementados pelos próprios agricultores. Também com a disseminação das práticas sustentáveis através da capacitação dos agricultores e a prevenção contra a seca na região”, explica Theonelly.

O Projeto Plantando Água no Agreste é orçado é R$ 551 mil reais e tem o prazo de execução de 12 meses. Theonelly Teodozio é o coordenador geral e Hudson Cavalcante o coordenador técnico. Com a aprovação, o projeta passa a integrar o banco de projetos do Ministério para uma parceria público-privada. Os recursos para sua realização são de empresas privadas com interesse de investir na sustentabilidade na região. Essa tratativa é realizada pela equipe do Ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.