No Dia da Terra, uma reflexão: que fios nos religam à Natureza?

Novo Encanto Institucional Deixar Comentário

Este planeta Terra que habitamos é o lar para cerca de 1,2 milhão de espécies de seres vivos catalogados. Diversos biomas naturais servem de habitat para plantas, animais, seres microscópios que vivem em uma harmonia e interdependência com minerais e entre eles mesmos.

Zelar e preservar de todo esse sistema, dessa rede é uma das missões que a humanidade, como espécie dotada de inteligência, tem como responsabilidade. Além de aspectos científicos e técnicos que nos capacitam para este trabalho, a visão espiritualizada da vida pode nos dar uma maior amplitude dessa jornada.

A Novo Encanto tem em sua essência a visão de que a Natureza é superior e que essa jornada de ligação com Ela e com o planeta é intrínseca ao ser humano. Entendemos que cuidar da nossa casa comum a partir dessa compreensão espiritualizada da ecologia é promover o desenvolvimento sustentável.

Neste 22 de abril de 2021, Dia da Terra, a Novo Encanto convida a cada um de nós a olhar para dentro de si e refletir sobre esses fios que nos religam à Natureza, aos nossos semelhantes e a nós mesmos. Seja através de pequenas atitudes domésticas, através do apoio a organizações sócio ambientais ou participando de grandes projetos de preservação, o movimento é necessário.

O Dia da Terra foi instituído em 22 de abril de 1970 com o objetivo de criar uma consciência comum aos problemas de preservação da biodiversidade e outros problemas ecológicos que a humanidade enfrenta. Em 1972 foi realizada a primeira conferência internacional sobre meio ambiente, na Suécia. Em 1992, a ONU realiza no Brasil, um dos protagonistas mundiais das questões ambientais, a Eco92, conferência que reuniu chefes de Estado para debater questões ambientais.

Ilustração: Gabriela Costa

Foto de abertura: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.