Novo Encanto lança livro de desenhos para colorir dedicado à Floresta Amazônica

Novo Encanto Cultura, Florestas 2 Comments

O biólogo Cleiton Signor e a ilustradora Liz Reale (foto) desenvolveram o mais novo livro da Novo Encanto, um livro com mais de 50 desenhos para colorir ilustrando a biodiversidade Amazônica, local de origem de nossa Associação. São mais de 170 espécies da fauna e flora ilustradas de forma fiel ao encontrado na natureza, estando registrado o nome comum e científico de todas as espécies.

Cleiton nos conta que desde o tempo que fazia faculdade percebeu a raridade de materiais didáticos sobre a natureza brasileira.

Vivemos em um país tão imenso e rico em natureza e biodiversidade, e a maioria dos livros, inclusive nas escolas, mostrando animais e ambientes da África e outros países, esquecendo-se do Cerrado, do Pantanal, da anta e dos papagaios…”

Com o pensamento de produzir materiais didáticos sobre a natureza brasileira, teve a ideia de fazer um livro ilustrado em 2012. Quando em viagem ao México, viu um livro de desenhos para colorir feito por uma ilustradora mexicana, do qual gostou muito. De volta ao Brasil, começou a construir o livro, mesmo sem saber desenhar e sem conhecer nenhum profissional que desenhasse. Elaborou toda e ideia e, somente em 2016 em Santarém, Pará, onde vive, conheceu a ilustradora Liz Reale, dando-se assim início a elaboração dos desenhos.

Em 2020 Cleiton foi convidado pelo colega de profissão Thiago Beraldo, presidente da Associação Novo Encanto, a ocupar o lugar de assessor da recém criada Assessoria de Produtos e Serviços Sustentáveis.

“Foi aí que tive a ideia de colocar o livro dentro da Novo Encanto, e vi também o plano e a mão de Deus, que irradiou inspiração para a produção do livro e proporcionou acontecimentos para que ele chegasse até a Novo Encanto. Hoje vejo que este livro é da Novo Encanto, e meu desejo é que ele venha a ser utilizado pela presente e pelas futuras gerações. E assim este livro também estará plantado na Terra”.

O livro está em sintonia com os princípios da Associação Novo Encanto, trazendo de forma singela e lúdica uma visão em relação à integração do homem com a natureza e a conservação dos recursos naturais, trazendo sementes de valores e virtudes verdadeiras, tanto para crianças como para jovens e adultos. As imagens plantam sementes de encantamento com o mundo natural, e com as frases orientadoras que acompanham cada desenho, um bom educador pode conduzir contando histórias e ensinos, que poderão enriquecer cada desenho e ampliar a visão das crianças e jovens em relação a si mesmas, ao mundo e ao universo. O livro tem alguns textos introdutórios com linguagem direcionada para adolescentes e adultos, mas os desenhos podem ser utilizados desde os primeiros anos de idade, em especial a partir da idade de quatro anos.

Crianças, jovens e adultos terão no livro “Encantos da Natureza para colorir – Amazônia” um agradável passeio pela floresta amazônica. Uma excelente e inédita obra que vem para enriquecer nosso conhecimento e nos alegrar, com mensagem positiva nas palavras e imagens.

O livro é bilíngue (português e inglês) e compõe uma série de três livros que ilustrará todos os biomas brasileiros. Foi editado em parceria com a Associação Prosperar e a Orientação Espiritual (OE) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, e já está disponível para venda na Nossa Loja.

Clique aqui e compra na Nossa Loja

E veja abaixo algumas páginas do livro.

 

 

 

Comments 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.