Novo Encanto realiza primeiro encontro regional do triênio na Quarta Região

Novo Encanto Institucional 1 Comment

Em 12 e 13 de fevereiro de 2022, foi realizado em Camaçari, na Bahia, o 1º Encontro Regional da Novo Encanto – 4ª Região, desse triênio.

Esse momento especial foi um passo valioso para uma melhor compreensão da importância institucional da Novo Encanto e para o crescimento de suas ações na 4ª Região. Também ressaltamos o grande aprendizado através da conexão com o estudo da vida e da natureza, junto à espiritualidade, com as palestras ali feitas a respeito da Novo Encanto e da nossa relação com o meio ambiente, com destaque à palestra Ecologia Espiritual, proferida pelo presidente do Conselho Diretor da Novo Encanto, Thiago Beraldo.

Os participantes do encontro puderam visitar a exposição “Casa de Caboclo” em homenagem ao centenário do Mestre Gabriel (*) na Casa da Novo Encanto 4ª Região. Em seguida, participaram de uma vivência no Meliponário Escola do Núcleo Estrela da Manhã, com Adriana Castro, onde os monitores e demais participantes puderam vivenciar na prática a criação das abelhas sem ferrão, movimento que está sendo ampliado de forma nacional pela Novo Encanto.

O Encontro finalizou com uma roda de conversa em que os participantes puderam compartilhar experiências e esclarecer dúvidas com o Presidente da Novo Encanto e com a Coordenadora Regional da 4ª Região, Sandra Léa. Na conclusão, os monitores receberam sementes de bucha vegetal (Luffa aegyptiaca) e de catingueira (Cenostigma pyramidale).

Renovação e Esperança

Foram dias de renovação da esperança em projetos da Novo Encanto já em andamento, revigorados pelas novidades das expedições que estão por vir. Tudo feito de maneira simples, mas com organização, sustentabilidade, aprendizado, fortalecimento e alegria nos corações.

Nossa gratidão a Renato Arléo (Mestre Central 4ªR) e a Eduardo Souza (Diretor Administrativo 4ªR), a Rose de Fátima (CR da 3ªR) pelo apoio e incentivo para que este Encontro acontecesse. Gratos também a toda equipe da Novo Encanto, monitores e auxiliares da NE e do DPMA, aos Representantes, Presidentes, Organs e irmandades dos Núcleos Mestre Antônio Gabriel e Estrela da Manhã, onde aconteceram as atividades, por terem acolhido a todos com amor e cuidado em cada detalhe. Estendemos assim nossa gratidão a todos que colaboraram de alguma maneira, para a realização desse Encontro. Nesses dois dias, vivenciamos momentos que estão gravados em nossas memórias e em nossos corações. 

Esperamos que mais momentos como esses venham acontecer e que sejam uma realidade em nossas vidas, nos aproximando ainda mais da Missão que tem a Novo Encanto e das práticas para um mundo melhor de se viver.

O Encontro contou com a presença de membros da equipe da Novo Encanto: Thiago Beraldo (Presidente), Fátima Pereira (Diretora Adjunta), Adriana Castro (Diretoria de Formação), Alexandre Pauperio (Diretor Administrativo Financeiro), Raul Pereira (Secretário da Diretoria), José Roberto Silva Barbosa (Diretor do Seringal); Renato Arléo (Mestre Central da 4ª Região), Eduardo Souza (Diretor Administrativo da 4ª Região), Sandra Léa (Coordenadora Regional da Novo Encanto – 4ª Região), Eliezer Andrade (Coordenador Regional do DPMA – 4ª Região), Gilberto Matos (Responsável pelo Saúde da Terra) e também contou com a participação expressiva dos monitores e auxiliares.

Acordo de Cooperação

Por ter sido criada na Floresta Amazônica e ter na base de seu ritual o uso do Chá Hoasca, preparado a partir de duas plantas nativas da região (Mariri e Chacrona), a União do Vegetal nasceu com a vocação de respeito, zelo e preservação do meio ambiente.

A partir dessa realidade, sócios da União do Vegetal fundaram, em 1990, uma organização não governamental para implementar suas ações ambientais: a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico que, em 2010, transformou-se em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), apta a realizar projetos de preservação e desenvolvimento sustentável.

Em 2011, a Novo Encanto formalizou um termo de cooperação técnica com a Centro Espírita Beneficente União do Vegetal que prevê a soma de esforços em objetivos comuns. Entre eles,  preservação e plantio do Mariri e Chacrona; capacitação de plantadores dessas plantas; educação ambiental; desenvolvimento de técnicas de permacultura, agrofloresta, agricultura orgânica e bioconstrução; e preservação de nascentes. A elaboração de projetos de manejo florestal e recuperação de áreas degradadas fazem parte do acordo.

(*) José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, criador da União do Vegetal. 

TEXTO: Larissa Pinheiro Ramos – Assessoria de Comunicação NE 4ª Região e Neila Fariello – Secretaria da Coordenação Regional NE 4ª Região

FOTOS: Jonas Santana, Thiago Gondim e Paulo César Pedro

Comments 1

  1. A realização desse Encontro foi uma grande alegria para todos nós da 4ª Região
    Registro a participação expressiva de sócios da 3ª R, e também a presença de sócios das 1ªR, 2ªR, 8ªR e 11ªR, além da monitora NE da DAV Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.