Novo Encanto realiza qualificação em Meliponicultura para comunidades tradicionais do Litoral na Bahia

Novo Encanto Educação, Notícia, Sustentabilidade Deixar Comentário

Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico realiza qualificação em Meliponicultura para membros de comunidades tradicionais do Litoral Norte do Estado da Bahia.

Dando continuidade ao incentivo para a ampliação da Meliponicultura, ação a qual a Novo Encanto – NE vem trabalhando em todos os estados brasileiros, no dia 04 de setembro de 2022, membros de comunidades tradicionais da região do Litoral Norte do Estado da Bahia participaram de uma qualificação prática para aprendizado do manejo das abelhas sem ferrão.

A prática foi realizada no Meliponário Escola do Núcleo Estrela da Manhã, um dos locais onde a Novo Encanto desenvolve esta ação socioambiental há aproximadamente 10 anos, objetivando a polinização dos remanescentes de vegetação nativa assim como o incremento na renda da Associação e das comunidades vizinhas.

 A vivência foi desenvolvida com a participação de  representantes de comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas, marisqueiras, pescadores, artesãos, trabalhadores rurais, entre outros, assim como monitores da Novo Encanto da região, totalizando aproximadamente 55 participantes. O projeto ainda prevê mais um módulo de qualificação avançado no manejo das abelhas sem ferrão, alem da distribuição de colmeias e caixas racionais, assegurando a ampliação desta prática entre as comunidades e os núcleos de atuação da NE.

 Com este incentivo registramos o objetivo da garantia dos serviços ecossistêmicos das abelhas – a polinização, assim como benefícios à saúde, nutrição e renda das comunidades com os produtos associados às abelhas, tais como mel de alta qualidade, própolis, pólen, entre outros.

 Todos os desenvolvimentos deste projeto estão sendo executados pela Novo Encanto com o apoio da BRACELL, instituição a qual esteve presente nesta vivência representada pela Sra. Amanda Quenupe, Especialista em Responsabilidade Social da instituição, a qual demonstrou grande satisfação de estar podendo apoiar projetos desta natureza e grandiosidade:

 “Para nós da Bracell é uma grande alegria apoiar um curso de meliponicultura. Já era algo que gostaríamos de fazer, sobretudo pela capacidade de incremento na geração de renda para as populações tradicionais, bem como na promoção da conservação ambiental e biodiversidade. O curso foi muito rico com trocas e partilhas que agregam conhecimento a todos os presentes. O fato de ser dentro de um meliponário fez do momento único, com muito aprendizado prático e promoção do respeito à todas as formas de vida”

 Para o Sr. Raimundo Pimenta, Presidente do Sindicato de trabalhadores Rurais do município de Conde, a vivência abre possibilidades para novos desenvolvimentos para seus associados:

 “Uma excelente iniciativa pela importância do tema do curso onde todos que participaram receberam grandes aprendizados. O sindicato esta com proposta de replicar para seus associados uma vivência semelhante.”

 O Presidente da Novo Encanto, Sr. Thiago Beraldo, destaca a importância do projeto para a Associação:

 “A Novo Encanto é o braço ambiental da União do Vegetal e está presente em todos os estados e capitais brasileiras através dos núcleos da UDV, reconhecendo que a diversidade de abelhas, e seus serviços ecossistêmicos são parte integrante do equilíbrio socioambiental, assim estamos ampliando gradativamente nossas ações dentro da meliponicultura, desenvolvendo projetos direcionados à sensibilização da temática e ampliação da prática nas diversas regiões de atuação.”

Assim, a Associação vem incentivando implantações de meliponários, qualificações, vivências e desenvolvimentos diversos dentro desta temática, buscando contribuir com a preservação de remanescentes de vegetação nativa, como no incremento à renda da Associação em cada núcleo, através da venda dos produtos, possibilitando a ampliação das nossas ações.

No início do ano de 2021 a associação iniciou o desenvolvimento de folders e cartilhas que visam ampliar o conhecimento sobre meliponicultura, orientando sobre boas práticas e direcionamentos importantes para quem está iniciando a implantação de um meliponário. Alguns dos folders já veiculados pela NE trazem informações sobre como construir sua caixa racional; espécies mais criadas em cada região e avaliação do ambiente mais apropriado para a implantação de meliponários.

Acrescentamos que as vivências em contato direto com as abelhas sem ferrão são consideradas terapêuticas, hoje já denominadas como meliponiterapia, aproximam as pessoas de ambientes naturais, um dos grandes incentivos da Novo Encanto, assim também como sensibiliza quanto ao sentido espiritual do encantamento e reconhecimento da superioridade da Natureza Divina.

Texto:

Adriana de Castro

Assessora da Diretoria de Formação Ambiental

Coordenadora do Projeto de Meliponicultura da NE

Fotos:

Jeferson Barreto e participantes do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.