Moacir Biondo, especialista em plantas medicinais, recebe título de Cidadão do Amazonas

Novo Encanto Institucional 1 Comment

Na tarde da terça-feira (13 de setembro de 2022), foi realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Sessão Especial de Entrega de Título de Cidadão do Amazonas a Moacir Tadeu Biondo, aposentado da carreira de técnica, especialista em plantas medicinais da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A homenagem foi proposta pelo Projeto de Lei (PL) 37/2018, de autoria do então deputado Luiz Castro, sendo encampado pelo deputado Serafim Correa (PSB).

O Título de Cidadão foi entregue pelo deputado Serafim Correa e o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas), Antônio Ademir Stroski. Após a entrega, foi realizada a leitura do poema Semente de Sonhos, do poeta Celdo Braga, pela senhora Sofia Amoedo.

Moacir Biondo é um dos palestrantes da Série Amazônia, produzida pela Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

Em seu discurso na tribuna, o homenageado, nascido no Rio de Janeiro, falou sobre os 40 anos de vida no Amazonas e agradeceu a homenagem.

“Eu cheguei aqui na Amazônia ainda um menino, eu sonhava com a floresta, com as matas, e quando me formei técnico especialista eu pude e vim conhecer. Eu cheguei aqui em um microônibus e quando estava atravessando o rio de balsa, vi um pôr-do-sol que me fascinou. Eu senti que tinha encontrado o lugar que eu estava sonhando”, declarou.

O representante do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), Antônio Ademir Stroski, falou sobre a importância da atuação do homenageado para todo o estado.

“É uma homenagem muito justa por todo o seu trabalho, é um título merecido ao Moacir Biondo. Nós conhecemos o seu trabalho e estamos idealizando um projeto nos parques municipais de Manaus chamado Cantinhos da Saúde. Certamente vamos bater na sua porta ainda para pedir orientação para levar a toda população esse conhecimento”, afirmou.

O presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, Thiago Beraldo, disse que Moacir Biondo tem notório saber a respeito das plantas amazônicas e manteve uma canal da televisão durante muitos anos falando das propriedades das plantas da região e conscientizando as pessoas da importância da preservação da floresta.

“É uma homenagem muito importante. Moacir Biondo é uma pessoa de grande valor, um colaborador presente da Novo Encanto a quem respeitamos e agradecemos seu trabalho”, completou o presidente da Novo Encanto.

Também estiveram presentes na homenagem o corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Marco Aurélio Martins, o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Airton José, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Joicilene Jerônimo Portela, e o coordenador de Relações Institucionais da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Carlos Bueno.

Foto: Divulgação Dicom

Comments 1

  1. Que alegria saber do reconhecimento deste trabalho maravilhoso desenvolvido pelo Moacir Biondo. Um irmão dedicado a esta magnifica obra de amor à natureza e a Obra do Mestre Gabriel. Uma honra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.