Novo Encanto realiza o Segundo Módulo da qualificação em Meliponicultura para comunidades tradicionais na Bahia.

Flavio Educação, Institucional Deixar Comentário

Mais uma doce vivência foi desenvolvida pela Novo Encanto neste dia 23 de outubro de 2022 – o segundo módulo do Curso de Meliponicultura. Desta vez, a prática foi realizada no Meliponário Pólen Dourado, um espaço de educação ambiental e turismo ecológico desenvolvido com abelhas, localizado em Malhadas, próximo a Praia do Forte, município de Mata de São João/Bahia.

A vivência do módulo II deu continuidade ao aprendizado prático da meliponicultura com técnicas avançadas, direcionada para representantes de comunidades tradicionais do Litoral Norte do Estado da Bahia como quilombolas, indígenas, marisqueiras, pescadores, artesãos, trabalhadores rurais, entre outros. Nesta oportunidade, associados e monitores da Novo Encanto da região também somaram neste manejo, totalizando aproximadamente 70 participantes.

Na ocasião, os membros das comunidades foram contemplados com uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão uruçu-nordestina (Melipona Scutellaris) e mais uma caixa racional para a primeira multiplicação da colmeia, onde os mesmos se comprometem em doar para mais um membro da comunidade, garantindo a ampliação do projeto, com foco em atendimento de aproximadamente 70 famílias.

A meliponicultura é um projeto socioambiental de destaque dentro das ações da Novo Encanto pela natureza da sua existência: manutenção dos serviços ecossistêmicos da polinização, benefícios à saúde e nutrição através dos produtos associados às abelhas tais como mel de alta qualidade, própolis, pólen, entre outros, assim como aquisição de renda.

Em virtude do exposto, a Associação vem incentivando implantações de meliponários, qualificações, vivências e desenvolvimentos diversos dentro desta temática, buscando contribuir com a preservação de remanescentes de vegetação nativa, divulgando informações através de folders e cartilhas que visam ampliar o conhecimento sobre meliponicultura, assim como aproximando as pessoas de ambientes naturais, um dos nossos grandes incentivos: sensibilizar quanto ao sentido espiritual do encantamento e reconhecimento da superioridade da Natureza Divina.

Em nome da Diretoria Executiva da Novo Encanto, Silvia Margarido, Diretora de Educação e Formação da instituição, registrou a importância do desenvolvimento de projetos desta natureza:

“A formação e educação ambiental com grupos e comunidades renova a energia, revigora e agrega valores de amizade, solidariedade, espiritualidade, amplia o desenvolvimento social, cultural e também o financeiro. Assim a Novo Encanto vem sensibilizando, mostrando através das suas ações, maneiras mais saudáveis de convivência com à natureza, deixando no ar e nos corações um estímulo para o servir e encontrar a paz.”

Durante os desenvolvimentos do módulo, o grupo teve a grata oportunidade de vivenciar a cultura indígena com cânticos e danças em saudação ao Sol, conduzidos pelo Cacique Paruanã da etnia Kariri-Xocó, um dos participantes do módulo, o qual registrou sua alegria pela oportunidade da vivência:

“Sou grato pela oportunidade de ter o conhecimento sobre as abelhas que é muito rico para nossa aldeia, para todos vocês também e toda a humanidade, pois sem as abelhas não temos vida.”

Para os idealizadores do Meliponário Pólen Dourado, o Daniel Cady e o casal Rarison Lima e Ana Paula Santos, receber um dos módulos do curso foi um privilégio:

“Para nós foi um privilégio receber um dos módulos de curso de meliponicultura desenvolvido pela Novo Encanto com o apoio da Bracell. É um aprendizado direto através das abelhas que o trabalho em equipe faz a diferença, um grande exemplo vivenciado neste projeto. Nós estamos à disposição para contribuir com todos que tenham objetivo similares de preservação das abelhas e expansão da meliponicultura.”

Durante os dois módulos da qualificação também contamos com a participação do instrutor Marcos Abelha. Biólogo e meliponicultor a mais de duas décadas, registrou sua felicidade em poder sempre contribuir com a temática:

“É uma satisfação poder polinizar os conhecimentos adquiridos nestes 28 anos de trabalho com abelhas indígenas sem ferrão. Me sinto gratificado quando vejo alunos utilizando o conhecimento adquirido e tendo sucesso na atividade, vendo assim a ampliação da meliponicultura”.

A Novo Encanto é o braço ambiental da União do Vegetal e está presente em todos os estados e capitais brasileiras, através dos núcleos da UDV, e em mais 10 países. Reconhecendo que a diversidade de abelhas e seus serviços ecossistêmicos são parte integrante do equilíbrio socioambiental, estamos expandindo gradativamente nossas ações dentro da meliponicultura, desenvolvendo projetos direcionados à sensibilização da temática e ampliação da prática nas diversas regiões de atuação.

Todos os desenvolvimentos deste projeto estão sendo executados pela Novo Encanto com o apoio da BRACELL.

Texto

Adriana de Castro

Assessora da Diretoria de Educação e Formação Ambiental

Coordenadora do Projeto de Meliponicultura da NE

Fotos: João Franco

 

Confira também a galeria de fotos feitas pelos participantes do curso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.