Encontro Regional da Novo Encanto da 11ª Região

Thais Carvalho Institucional, Notícia Deixar Comentário

Nos dias 8 e 9 de outubro de 2022 aconteceu no Núcleo Jardim Florando, na cidade de Viçosa do Ceará/CE, o Encontro Regional da Novo Encanto da 11ª Região, que abrange os estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

Com o tema “Jardim Florando: Vamos pra Floresta!”, o encontro reuniu, pela primeira vez na bela região da Serra da Ibiapaba, monitores da Novo Encanto, suas equipes, familiares, demais apoiadores e convidados com o objetivo de experienciar, por meio de uma programação que contemplou trilhas, vivências, palestras e atividades culturais, o lema da Novo Encanto desse triênio: “Vamos pra Floresta!”. 

Com o apoio da Administração Central da 11ª Região e da Direção do Núcleo Jardim Florando, o Encontro contou com a participação do Presidente da Novo Encanto, Thiago Beraldo, e da Diretora de Formação e Educação Ambiental, Sílvia Margarido.

A programação teve início com a fala das autoridades e com a realização de uma trilha, onde os participantes puderam conhecer mais a respeito dos princípios e benefícios dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), observar e sentir a exuberância da flora local em exemplares de árvores de grande porte como aroeiras, jatobás, angelins, jaqueiras, vivenciar momentos de silêncio contemplativo e conhecer mais a respeito dos pássaros da serra e seus (en)cantos.

Na exposição fotográfica realizada pelo M. Wilson Sousa, conhecemos as características de pássaros da região, como: Vem-vem, Sabiá-laranjeira, Saí-azul, Ariramba-de-cauda-ruiva, Beija-flor-vermelho e tesoura-verde, dentre outros.

A programação da manhã concluiu no viveiro de mudas do Plantio, com uma cerimônia simbólica de entrega de sementes para os monitores da Novo Encanto, representando a continuidade do Projeto Sementes de Amor, fruto da parceria entre a Novo Encanto, a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens e o Departamento de Plantio e Meio Ambiente da 11º Região.

A parte da tarde foi reservada para as palestras. Thiago Beraldo compartilhou informações a respeito da organização da Associação, seus projetos, principais ações realizadas e sobre a gestão do Seringal Novo Encanto, além de trazer reflexões a respeito da relação entre Ecologia e Espiritualidade.

Em alusão ao Centenário do Mestre Gabriel, M. Manoel Gomes (Manoelzinho), natural de Brasiléia/AC, pessoa com significativa contribuição ao Seringal Novo Encanto e à 7ª Região, apresentou palestra a respeito do período em que o Mestre Gabriel viveu nos seringais e compartilhou seus conhecimentos a respeito dos “Nove Vegetais”, suas características e propriedades.

À noite, a programação cultural contou com fogueira, contação de histórias e “causos” com o artista Anderson Vasconcelos e com a cantoria dos músicos Darico Júnior, Ana Edinéia e Thalia Moraes.

Para Thiago Beraldo, alguns pontos mereceram destaque no Encontro Regional: “Fiquei muito feliz com o encontro. Quero destacar a integração entre os trabalhos da Novo Encanto, do Departamento de Plantio e Meio Ambiente e da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens, que brilhou nesse encontro. A gente fazendo as caminhadas, andando pela agrofloresta, entendendo a ligação da agrofloresta com o trabalho do DPMA,  e a relação com os trabalhos da Novo Encanto e da OE. Muito importante a abertura do encontro em proporcionar a participação das famílias, das crianças e jovens. Quero destacar também o apoio e participação da Administração Central da 11ª Região na realização do encontro. Uma alegria pra mim ter participado”.

Estiveram presentes no encontro um total de 120 participantes, entre crianças, jovens e adultos. Destacamos a participação do M. Sílvio Mendonça Gomes que, aos 86 anos de idade, participou de toda a programação com disposição e alegria.

Contamos com a participação do Mestre Assistente Central, Fábio Diniz, do Responsável Regional da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens, Francisco Colares, do Coordenador Regional do Departamento de Plantio e Meio Ambiente,  Marcílio Maia, além de demais integrantes da Direção e da irmandade do Núcleo Jardim Florando e demais Núcleos da 11ª Região.

“Vamos pra Floresta” é um convite que a Novo Encanto nos faz para nos conectarmos com a natureza e reconhecermos os benefícios que uma vida mais integrada a ela nos proporciona. Que as sementes de sonhos, alegria, esperança, amizade, paz e amor, plantadas nesse encontro, renovem as nossas forças para seguirmos trabalhando em prol da vida, das florestas e da paz!

 

Texto

Marlizabete Lima

Monitora da Novo Encanto do Núcleo Jardim Florando – 11ª Região

Marcelo Rangel Pinheiro

Coordenador Regional da Novo Encanto da 11ª Região

 

Fotos: Eduardo Cunha e DMC N. Jardim Florando.

 

Confira também a galeria de fotos do encontro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.