Em São Sebastião, voluntários da Novo Encanto recolhem 900 quilos de resíduos no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Thais Carvalho Água, Educação, Reciclagem Deixar Comentário

No domingo, 17 de outubro de 2022, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, um grupo de 100 pessoas da 3ª Região se reuniu na praia de Boracéia, São Sebastião (litoral norte de São Paulo), para mais uma ação de limpeza de rios e praias, tradicional atividade da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

A atividade, que é realizada mundialmente há mais de 30 anos pela ONG (organização não-governamental) norte-americana The Ocean Conservancy, recolheu 900 quilos de resíduos.

Participantes da limpeza da praia de Boracéia, em São Sebastião-SP.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias consiste na limpeza das praias por voluntários, que separam as diferentes categorias de lixo em fichas de coletas de dados padronizadas internacionalmente, depois direcionadas para formulação de políticas públicas.

Além de ser um mutirão de limpeza, essa campanha é uma importante forma de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos e do papel do cidadão na conservação do meio ambiente.

Na praia de Boracéia, Gabriela Nakamura Soares, do Instituto Terra & Mar, entidade ambientalista atuante no litoral norte de São Paulo, coordena como voluntária essa atividade, em parceria com a Escola Municipal de Boracéia e a Novo Encanto.

A ação iniciou há 22 anos no litoral norte de São Paulo. Gabriela e sua irmã Carô iniciaram uma parceria com a  Escola Municipal de Boraceia realizando a limpeza de praia com alunos e professores e inserindo a atividade no calendário da escola.

A partir de 2010, Gabriela conheceu o trabalho da Novo Encanto, quando se associou ao Núcleo Menino Galante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), na Serra da Cantareira (Mairiporã-SP), dando início a atividade com com as crianças e os jovens do Núcleo, depois expandindo para os Núcleos da Cantareira e atualmente para os jovens de alguns Núcleos da 3ª Região.

Com o passar dos anos o Núcleo Estrela Bonita em Bertioga-SP se aproximou da ação, disponibilizando a infraestrutura necessária para a realização da atividade, que atualmente integra o calendário da Novo Encanto.

A Novo Encanto é o braço ecológico do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e realiza muitas atividades em parceria com o Centro.

 

Texto: Gabriela Nakamura Soares.

Fotos: Eduardo Martins e Marcio Freitas – Núcleo Estrela Bonita; Felipe Kertes – Núcleo Rei Divino.

 

Confira a galeria de fotos da limpeza de praias em São Sebastião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.