Dia do Planeta Terra: o desenvolvimento da espiritualidade e a conservação ambiental

Thais Carvalho Dia do Planeta Terra, Espiritualidade, Novo Encanto 1 Comment

O Dia do Planeta Terra, celebrado em 22 de abril, é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de cuidar do planeta e pensarmos de que maneira o ser humano, reconhecendo o seu lugar dentro da Natureza, pode viver de forma harmônica com ela.

Uma das maneiras de nos conscientizarmos da necessidade de conservação do meio ambiente é pelo desenvolvimento da espiritualidade. Através dela, podemos compreender que a Natureza é sagrada e perceber, de forma mais ampla e profunda, que tudo está ligado e que todos os seres vivos têm um propósito na Terra. 

Essa visão nos leva a uma maior consciência ecológica, já que nos mostra que somos parte de um todo e que cada ação que tomamos pode ter um impacto (negativo ou positivo) na vida ao nosso redor. Isso vale tanto nas relações entre as pessoas quanto na relação do ser humano com a Natureza.

Assim, podemos perceber que a espiritualidade e a ecologia são dois temas que estão intimamente relacionados. Afinal, a espiritualidade nos permite enxergar a Natureza como uma expressão divina, enquanto a ecologia busca conhecer e preservar essa mesma natureza para as gerações futuras. Deste modo, a busca pela ligação com o Divino não pode ser separada da busca pela conservação do meio ambiente.

É importante lembrar que a Terra é a nossa casa e que todos nós fazemos parte de um ecossistema interdependente. Interessante observar que a palavra “ecologia” deriva do grego antigo “oikos”, que significa “casa” ou “lar”, e “logos”, que significa “estudo” ou “conhecimento”. Portanto, “ecologia” significa literalmente “o estudo da casa”, referindo-se à relação dos seres vivos com o meio ambiente em que habitam.

Comentando a esse respeito, Genis Garcia Pereira Júnior (ex-Presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e Mestre* filiado ao Núcleo Rei Divino, São Paulo-SP, 3ª Região) destaca que “precisamos reconhecer que todos são merecedores de uma vida digna, e devemos usar os recursos materiais que a Terra nos oferece de forma sustentável. Assim sendo, a humanidade precisa repensar e praticar novas formas de uso dos recursos naturais, mudar seu estilo de vida harmonizando-se com as leis da Natureza. Com o compromisso de praticar o Amor ao próximo, cabe-nos ver que devemos buscar exercer um consumo consciente, repartindo o pão, ensinando a pescar e educando sobre a importância da conservação ambiental.”

A Associação Novo Encanto considera que cada pessoa tem um papel importante no desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e sustentável. Nesse sentido, entende que a responsabilidade de cuidar do meio ambiente compete a cada um, começando pelo próprio quintal. Assim, por meio da prática exemplar, pessoas e organizações passam a ser verdadeiros agentes transformadores, cientes que a força do convencimento e conscientização reside no exemplo de vida dos que pregam.

A Associação Novo Encanto, braço ecológico do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), há anos vem desenvolvendo um importante trabalho na área de conscientização ecológica com a promoção de ações que contribuem para a conservação da fauna, flora e recursos hídricos. 

As iniciativas incluem a realização de expedições e preservação do Seringal Novo Encanto, limpeza de rios e praias, capacitação em meliponicultura, além de promover ações de conscientização ambiental por meio do desenvolvimento de projetos socioambientais com comunidades tradicionais, publicação de livros e cartilhas, entre outras.

Conforme observa Thiago Beraldo (Presidente do Conselho Diretor da Novo Encanto e Mestre* filiado ao Núcleo Príncipe Teceu, Brasília-DF, 8ª Região), “a nossa saúde física, emocional e mental está diretamente ligada aos hábitos saudáveis e ao ambiente em que vivemos. E o contato com a Natureza, com a Terra, facilita para que nosso corpo, nossas emoções e nossos pensamentos estejam em harmonia. A Novo Encanto busca proporcionar essa rica percepção nas pessoas e criar boas oportunidades de interação com a Natureza”.

Neste Dia do Planeta Terra, a Associação Novo Encanto reforça a importância de conservar o meio ambiente e convida a todos para unirem esforços que contribuam para a adoção de práticas sustentáveis em nosso dia a dia. A organização ressalta que pequenas ações individuais, como o consumo consciente e a redução do desperdício de recursos naturais, podem fazer uma grande diferença na construção de um futuro sustentável para todos.

 

*Os Mestres são os responsáveis por transmitir os ensinamentos do Mestre Gabriel, fundador da UDV.

 

Texto: André Fagundes.

Diretor Jurídico da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e colaborador do Departamento Jurídico da UDV.

Foto: Freepik.

Comments 1

  1. Que maravilha lembrar desses ensinamentos entre a Natureza e a relação que tem com a ecologia!
    Que possamos expandir nossa consciência a cada passo, a cada atitude ligada à espiritualidade. Parabéns Novo Encanto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.