Novo Encanto lança logomarca do projeto “Meliponicultura Novo Encanto” no Dia Mundial das Abelhas

Thais Carvalho Institucional, Meliponicultura, Novo Encanto 1 Comment

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico lança hoje, 20 de maio, a logomarca do projeto “Meliponicultura Novo Encanto”, em comemoração ao Dia Mundial das Abelhas.

A logomarca é de autoria do Allan Castro, filiado ao Núcleo Castelo de Marfim do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, na 14ª região, e resultou de um concurso, desenvolvido entre os associados da Novo Encanto, entre os dias 1º de fevereiro a 10 de março de 2023, o qual recebeu 21 propostas.

 

A logomarca que venceu o 1º lugar no concurso é de autoria de Allan Castro.

Para Allan Castro foi uma honra ter participado do concurso e ainda ser contemplado com a primeira colocação: “Fiquei honrado com a possibilidade de participação e premiação no concurso, momento em que pude expressar da melhor forma minha arte e profissão. Gratidão a todos os responsáveis pela organização e em especial a irmandade do Núcleo Castelo de Marfim pelo auxílio neste projeto.

De acordo com o material apresentado, a logomarca da Novo Encanto serviu como inspiração central para o desenvolvimento da arte, com elementos adaptados para refletir a identidade e os valores da organização, mas também apresentando uma identidade própria de forma única e impactante.

A união entre as logomarcas reforça a importância da atividade da meliponicultura – criação racional de abelhas sem ferrão e está associada à polinização dos remanescentes de vegetação nativa assim como ao incremento na renda de comunidades tradicionais –  e sua integração com a identidade e valores da Novo Encanto como a sustentabilidade, conservação ambiental, respeito às abelhas e à natureza.

Outras duas logomarcas foram premiadas no concurso, a de Daniel de A. Costa, Núcleo Fortaleza, 11º região e a de Gustavo Athayde, N. Rosa das Campinas, 4 º região, respectivamente.

A logomarca que venceu o 2º lugar no concurso é de autoria de Daniel de A. Costa.

A logomarca que venceu o 3º lugar no concurso é de autoria de Gustavo Athayde.

O Projeto vem sendo desenvolvido desde 2021, destacando a importância das abelhas para a manutenção da vida e enfatizando esta importante ação socioambiental: a polinização dos remanescentes de vegetação nativa, assim como a promoção da saúde e incremento à renda de comunidades tradicionais.

De acordo com Adriana de Castro, da Assessoria de Educação e Formação da Novo Encanto e Coordenadora do Projeto “a meliponicultura vem contribuindo com o sensibilizar através do encantamento, aproximando as pessoas de ambientes naturais com práticas consideradas terapêuticas, reconhecendo a superioridade da Natureza Divina e tendo a ecologia espiritual como um caminho para o despertar”.

Adriana de Castro, Assessora de Educação e Formação da Novo Encanto e Coordenadora do Projeto, em uma das ações do mesmo.

No ano de 2022, além da ampliação da prática da meliponicultura nos Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal (DAV´s), a Novo Encanto proporcionou a qualificação em dois módulos – básico e avançado, para os monitores da Novo Encanto da 4º Região (Estado da Bahia, Aracaju/SE e Almenara/MG) e para representantes de comunidades tradicionais da região do Litoral Norte do Estado da Bahia como quilombolas, indígenas, marisqueiras, pescadores, artesãos e trabalhadores rurais.

Comunidades tradicionais como quilombolas, indígenas, marisqueiras, pescadores, artesãos e trabalhadores rurais são atendidas pelo projeto.

Na ocasião, os membros das comunidades foram contemplados com uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão uruçu-nordestina (Melipona Scutellaris) e mais uma caixa racional para a primeira multiplicação da colmeia, garantindo a ampliação do projeto, com foco em atendimento de aproximadamente 70 famílias, auxiliando no incremento da renda familiar.

O projeto vem auxiliando do incremento da renda familiar dos participantes.

As abelhas são os insetos que mais beneficiam a natureza e os seres humanos. Além de produzirem mel, pólen, própolis e geleia real – importantes para o equilíbrio imunológico e da saúde das pessoas – elas atuam no processo de polinização das flores, um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade vegetal do planeta e de preservação dos remanescentes de florestas.

Manipulação de colmeia de abelhas durante ação formativa do Projeto.

Devido a significativa importância das abelhas, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 20 de maio (desde 2017) como Dia Mundial das Abelhas, buscando sensibilizar as pessoas quanto à importância destes insetos para a manutenção da vida e preservação da diversidade biológica do planeta.

A Novo Encanto é o braço ecológico do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e desenvolve atividades em parceria com o Centro.

Texto:

Adriana de Castro – Assessora de Educação e Formação da Novo Encanto e Coordenadora do projeto “Meliponicultura Novo Encanto”.

Thais Carvalho – Diretora Adjunta de Comunicação da Novo Encanto.

Fotos: Acervo da Novo Encanto.

 

Comments 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.