Novo Encanto implementa projeto de gestão de resíduos orgânicos no N. Pupuramanta na cidade do Rio de Janeiro/RJ

Thais Carvalho Educação, Gestão de Resíduos, Institucional, Sustentabilidade, UDV, União do Vegetal Deixar Comentário

A equipe da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico do Núcleo Pupuramanta do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) implementou o projeto “Adubando com o Bem”, em parceria com o Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA), no dia 15 de julho de 2023, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Um dos objetivos da Novo Encanto é a preservação, o crescimento e a harmonia com a natureza. Para chegar a esse objetivo, a instituição está fazendo o possível para integrar e conscientizar as pessoas a respeito da importância de preservar o meio ambiente. Uma forma de fazer isso é através da gestão de resíduos gerados nos Núcleos da União do Vegetal.

O Núcleo Pupuramanta, 5ª Região, já realiza um trabalho de coleta seletiva dos resíduos recicláveis, cuja venda proporciona recursos financeiros para o Núcleo e já encaminhou para reciclagem mais de 15 toneladas de resíduos sólidos que seriam descartados em aterros sanitários. Diante disso, a equipe do Núcleo viu a necessidade de também dar uma destinação adequada aos resíduos orgânicos produzidos. 

O projeto “Adubando com o Bem” tem como objetivo zelar pela sustentabilidade e meio ambiente, na reutilização do lixo orgânico produzido ao utilizar os resíduos orgânicos para alimentar uma composteira, instrumento que permite a transformação do lixo orgânico em adubo. Para isso, foi selecionado o modelo de composteira em cilindro de tela, método de compostagem que permite maior areação na formação do composto orgânico, evitando mau cheiro e possibilitando maior resistência e durabilidade.

Foi realizado um curso de capacitação com membros da equipe da Novo Encanto do Núcleo e da Região, no qual o instrutor Paulo Monteiro, do Instituto Angélica Goulart, que faz um trabalho educacional com crianças, ensinou como realizar a adequada gestão desses resíduos. Além disso, foi feita uma demonstração prática da implementação desse modelo de composteira.

Participantes do curso de capacitação em gestão de resíduos orgânicos da 5ª Região. Da direita para esquerda: Maria Janaína, Rodrigo Loureiro (Monitor da Novo Encanto), Sérgio Rocha, Jemilli Viaggi, Rebeca Machado, Fábio Santana, Gabriel Freitas, Paulo Roberto, José Boechat, Danielle Gama (Monitora da Novo Encanto), Abelardo Waeger, Damazio Campos, Paulo Monteiro (instrutor), Vinícius Souza, Betânia Waeger, Stenio Enrique e Lucas Lino.

O composto orgânico produzido pela composteira pode ser utilizado tanto no Plantio, para adubar as plantas do Núcleo, como para comercialização e meio de arrecadação de recursos. 

Além disso, o projeto inclui o tratamento dos resíduos orgânicos não só do Núcleo, mas também das casas dos irmãos. Foram distribuídos baldes, para os sócios  levarem às suas casas e descartarem seus resíduos orgânicos ao longo da semana, a fim de posteriormente levá-los ao Núcleo para alimentar a composteira.

Dessa maneira, está sendo formada uma cadeia sustentável, pois o engajamento das pessoas poderá trazer maior conscientização quanto à importância do descarte adequado de seus resíduos, os quais, ao invés de serem destinados a um aterro sanitário, poderão servir para nutrir a terra e as plantas, contribuindo com o equilíbrio ambiental no nosso planeta.

A Novo Encanto é o braço ecológico da UDV e realiza atividades em parceria com o Centro.

 

Texto: Sofia Janot – Departamento de Plantio e Meio Ambiente  e Danielle Gama – Monitora da Novo Encanto do N. Pupuramanta.

Fotos: Juliana Janot.

 

Confira a galeria de fotos do projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.