Novo Encanto promove capacitação de Meliponicultura na cidade de Rio Branco/AC

Thais Carvalho ABC, Educação, Meliponicultura, Novo Encanto, Sustentabilidade, UDV, União do Vegetal Deixar Comentário

 

No dia 23 de setembro de 2023, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico promoveu a capacitação “Meliponicultura: criação sustentável de abelhas sem ferrão”, no Núcleo Encanto da Rosa do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), na cidade de Rio Branco/AC – 7ª Região através do Projeto Novo Encanto – Edital nº 003/2022 de Subsídio Técnico-Financeiro para implantação de ações de sustentabilidade vinculadas às Diretrizes Ambientais da UDV – Água, Biodiversidade e Cultura (ABC).

A capacitação foi ministrada por Aryan da Silva Nicácio, Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) e sócio do Núcleo Encanto da Rosa | Foto de Gabriela Cunha de Oliveira Munaretti.

A capacitação foi ministrada por Aryan da Silva Nicácio, Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) e sócio do Núcleo, que e envolveu a criação, manejo e conservação de abelhas sem ferrão através da implantação de um Meliponário. Ao todo participaram 15 pessoas, sócios dos Núcleos da 7ª região e jovens, filhos dos sócios.

A capacitação envolveu a criação, manejo e conservação de abelhas sem ferrão através da implantação de um Meliponário | Foto de Gabriela Cunha de Oliveira Munaretti.

De acordo com o Monitor da Novo Encanto no Núcleo Encanto da Rosa, Alisson Mello Munaretti, com a execução  do projeto foi possível, além de iniciar o manejo de abelhas sem ferrão na área do Núcleo, capacitar pessoas interessadas no tema e auxiliará na manutenção do ecossistema com sua presença para a polinização das diferentes espécies vegetais, o que representa uma maior biodiversidade local, já que as abelhas auxiliam na preservação ambiental, por ser o principal agente de polinização de várias espécies de todos os biomas brasileiros, importantes para a manutenção da flora e fauna silvestres.

 

Texto: Thais Carvalho – Assessora de Comunicação da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

Foto da Capa: Juscelino Pereira Lopes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.