Abelhas nativas e mentes preciosas: a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, a meliponicultura e a conscientização ambiental

Thais Carvalho Educação, Meliponicultura, UDV, União do Vegetal Deixar Comentário

Em meio aos ricos recantos do imaginário infantil, onde a natureza se apresenta em uma sinfonia de formas e cores, uma iniciativa notável está florescendo, entrelaçando o cuidado pelas abelhas nativas com a educação ambiental de jovens mentes. A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, como um farol de inovação e preservação, abraça a meliponicultura e a conscientização ambiental infantil, tecendo um enredo de conexão entre a vida humana e o ecossistema natural.

Esse trabalho com as crianças é feito em parceria da Associação Novo Encanto com a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens do Centro Espírita União do Vegetal (OE-UDV). A Novo Encanto sendo o braço ecológico da UDV realiza atividades em parceria com o Centro.

Meliponicultura: uma fina união da relação entre homem e natureza

A prática da meliponicultura, que engloba a criação de abelhas sem ferrão (melíponas), transcende a agricultura convencional, convertendo-se em uma rica relação de respeito pela biodiversidade, criando valores de cooperação estreita, harmônica e produtiva. A Associação Novo Encanto enxerga essas abelhas não apenas como polinizadoras vitais, mas como pilares fundamentais dos ecossistemas locais. As abelhas nativas, tais como as melíponas, desempenham um papel inestimável na preservação da diversidade botânica ao redor do mundo, e principalmente no Brasil, onde já foram descobertas mais de 400 espécies de abelhas nativas sem ferrão.

Educação Ambiental: plantando sementes de consciência nas gerações futuras

O encantamento das atividades com a meliponicultura é atribuído à sua abordagem altamente cativante no âmbito da educação ambiental direcionada às crianças. Dentro de seus domínios, mentes jovens e inspiradas são conduzidas em uma jornada envolvente de exploração e reverência ao mundo natural que as cerca. Mediante uma série de atividades tangíveis e interativas, como a observação das abelhas em suas atividades incansáveis e a participação na construção de refúgios naturais dedicados a essas criaturas aladas, as crianças são gentilmente orientadas a compreender a estreita relação que permeia todos os seres vivos.

Novo Encanto: um farol de compromisso ecológico

Fundada por visionários que enxergaram o potencial transformador da união entre preservação e educação ambiental, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico agora brilha como um farol de inspiração. Com ações enraizadas na ciência e também na comunidade, percebe-se que a meliponicultura é muito mais que uma prática tradicional, é uma resposta mais abrangente em direção à compreensão do valor da preservação da natureza e a formação de mentes conscientes.

À medida que a Associação Novo Encanto lança suas redes, alcançando comunidades distantes e despertando o interesse das gerações mais jovens, um amanhã mais sustentável se delineia no horizonte. Crianças transformadas em guardiãs do meio ambiente, semeando a compaixão e o conhecimento onde quer que vão, estão moldando um futuro onde a harmonia entre a humanidade e a natureza é uma sinfonia que ecoa por gerações.

Nesse nobre caminho de aprendizado e cientificação, onde as abelhas dançam e as crianças aprendem, a Associação Novo Encanto tece um conto inspirador de como o amor e o propósito podem se entrelaçar em uma doce melodia que resplandecerá através das eras.

Texto: Carlos Roberto Ribeiro Malhado – Biólogo, monitor do Departamento de Plantio e Meio Ambiente da UDV e colaborador da Coordenação Regional da NE na 13ª Região.

Fotos: Acervo da Novo Encanto.

 

Confira abaixo a galeria de fotos de algumas atividades realizadas no Núcleo Arvoredo e no Núcleo Maria Santíssima – 13ª Região da UDV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.