Plantando o Amanhã: N. Estrela Brilhante realiza entrega das carteirinhas do Programa Sócio Mirim da Novo Encanto

Thais Carvalho Cultura, Educação, Espiritualidade, Institucional, Meliponicultura, Novo Encanto, Plantando o Amanhã, Sócio Mirim, UDV, União do Vegetal Deixar Comentário

No dia 4 de novembro de 2023 a equipe da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico do Núcleo Estrela Brilhante (Maranguape/CE) realizou a entrega das carteirinhas do “Plantando o Amanhã: Programa Sócio Mirim da Novo Encanto” para 30 crianças e jovens. O programa é uma iniciativa da Novo Encanto em parceria com a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (OE-UDV) e tem por objetivo despertar o amor pela natureza, fazendo com que crianças e jovens tenham atitudes sustentáveis e cresçam reconhecendo a importância de zelar pelo meio ambiente como parte natural de seu cotidiano.

Na ocasião da entrega das carteirinhas, as crianças e jovens participaram da oficina de desenho “Olhar Natural” e foram convidadas a registrar por meio de desenhos as belezas e encantos da fauna e da flora presente no espaço “Sementes de Amor”: árvores, folhas, flores, frutas, passarinhos, insetos, borboletas e abelhas sem ferrão foram registradas pelo olhar sensível e natural das crianças e jovens. 

No Núcleo Estrela Brilhante, as crianças e jovens que receberam a carteirinha vêm, desde 2021, realizando ações constantes no âmbito do Projeto “Sementes de Amor”, uma iniciativa da Coordenação Regional da Novo Encanto da 11ª Região em parceria com a OE-UDV, com o Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) e com o Departamento de Memória e Comunicação (DMC).

O Projeto, lançado no dia 22 de março de 2021, Dia Mundial da Água, convidou crianças, jovens, pais e mães para uma “jornada” de plantio de árvores frutíferas, iniciando nas casas das famílias com o incentivo ao consumo de frutas, o plantio de suas sementes, o cuidado com a germinação da semente, com o desenvolvimento da “muda”, até o momento de plantio no Núcleo e o zelo com as árvores plantadas. 

Nos dias 22 de julho de 2021, Aniversário da UDV, e 7 de setembro de 2021, aniversário do N. Estrela Brilhante, os participantes do projeto trouxeram para o Núcleo as árvores cultivadas em casa e realizaram o plantio de mais de 50 espécies frutíferas, dando origem ao espaço “Sementes de Amor”. Desde então, com o apoio e acompanhamento do DPMA nuclear, crianças, jovens e seus familiares vem zelando pelo espaço com atividades relacionadas à cobertura de solo, irrigação, observação, podas, replantio, além de momentos lúdicos como contação de histórias, pic-nics, dinâmicas, oficinas com recicláveis e rodas de conversa com temáticas diversas relacionadas ao meio ambiente, segurança no trabalho, beneficência, etc.  

Em 2023, o espaço do projeto “Sementes de Amor” foi contemplado com mais uma importante iniciativa sócio-ambiental: o meliponário “Brilhante Mel” , com a implantação de duas caixas de abelhas sem ferrão da espécie Melipona fasciculata, conhecida como “Tiúba”. A equipe da Novo Encanto escreveu um projeto para construção do meliponário e foi contemplado com o Subsídio Técnico-Financeiro para Implementação de Ações de Sustentabilidade Vinculadas às Diretrizes Ambientais do Centro (ABC: Água, Biodiversidade e Cultura) lançado em Edital pela Diretoria de Integração Ambiental da Diretoria Executiva da Novo Encanto.

A implantação do meliponário contribuirá para a preservação da biodiversidade do lugar além de proporcionar às crianças e jovens aprendizados e vivências socioambientais significativas, ampliando o trabalho do Programa Sócio Mirim da Novo Encanto.

 

Texto: Edna Monteiro – Monitora da Novo Encanto no Núcleo Estrela Brilhante e Marcelo Rangel – Coordenador Regional da Novo Encanto na 11ª Região.

Foto: Acervo da Novo Encanto.

 

Confira abaixo a galeria de fotos sobre o projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.