Novo Encanto encerra participação no CONAMA e agradece equipe de trabalho

PRINCIPAL_2

Novo Encanto encerra participação no CONAMA e agradece equipe de trabalho

 

No dia 22 de Março de 2021, Dia Mundial da Água, encerra-se o mandato da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

A Novo Encanto participou por 1 ano e 7 meses desse Conselho e seu posicionamento nas reuniões e propostas podem ser acessados no nosso site (https://novoencanto.org.br/propostas-conama/).

Vale ressaltar as moções dirigidas especificamente à conservação do Pantanal, devido aos incêndios que consumiram mais de 23% do bioma no período, e destacar nossa atuação junto às Câmaras Técnicas, onde a Novo Encanto ofereceu importantes contribuições.

A presidência da Novo Encanto expressa a sua sincera e respeitosa gratidão a Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray e Carcius Azevedo dos Santos que, durante aquele período, aceitaram a missão de representar a Novo Encanto no mais alto conselho brasileiro de meio ambiente frente a ministros, governos e entidades empresariais.

O posicionamento adotado foi sempre coerente com os nossos princípios e em favor da preservação dos recursos naturais. Quando necessário, assumimos posição contrária às decisões do órgão, como por exemplo na revisão das resoluções que deixaram manguezais e restingas desprotegidos, por entender que poderiam acarretar prejuízos ao meio ambiente.

Também manifestamos nossa gratidão à participação dedicada de uma equipe qualificada de integrantes da Novo Encanto (doutores e mestres com experiência profissional na área) que contribuíram junto às Câmaras Técnicas do CONAMA, onde as propostas são previamente analisadas, oferecendo importantes contribuições para o aprimoramento das mesmas (https://novoencanto.org.br/propostas-conama/)

Expressamos também nosso reconhecimento ao Conselho Diretor da Novo Encanto (gestão 2018-2020), na pessoa do Presidente José Roberto da Silva Barbosa, que analisou em profundidade a decisão de aceitar essa indicação, considerando inclusive as consequências como a provável resistência de inúmeras ONGs que, naquela oportunidade, se manifestavam contra a forma de seleção por sorteio das organizações.

Importante reconhecer que, independentemente da decisão ter ocorrido através de maioria simples e não por unanimidade dos votantes, todos os membros do conselho continuaram a contribuir pelo engrandecimento da missão da Novo Encanto.

Da mesma maneira, somos gratos a todos os sócios da Novo Encanto que nos procuraram, escreveram cartas e nos aconselharam com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho que vem sendo feito. Estamos ouvindo e pedimos, por gentileza, que continuem a se aproximar e a se expressar, pois sentimos que assim os objetivos de nossa Carta de Princípios são cumpridos, e a nossa União clareia mais.

Reconhecemos que todos os envolvidos nesse trabalho foram movidos pelo mais nobre sentimento de servir, com responsabilidade e compromisso, na defesa de um meio ambiente saudável e equilibrado. Assim como reconhecemos também essa nobreza em todas as pessoas e entidades ambientalistas que vem ao longo de décadas trabalhando nesse mesmo propósito.

Existem ONGs e entidades com atuações belíssimas e nosso objetivo é continuar aprendendo e evoluindo, como instituição, no processo participativo de inserção social, nos alinhando a todos aqueles que, em diferentes lugares do planeta, trabalham neste mesmo sentido.

Assim, nesse dia mundialmente dedicado a água, elevamos nosso pensamento a este ser que nos proporciona a vida e pedimos à Natureza Divina que nos dê saúde a todos. Que possamos, cada dia mais, filtrar nossos sentimentos e serenar nossas emoções para ser como a água, pura.

Para enxergar de forma cristalina que o caminho da consciência está em servir, assim como a Natureza nos serve, no reconhecimento, na união e na busca da comunhão com o Divino.

Atenciosamente

Thiago do Val Simardi Beraldo Souza – Presidente do Conselho Diretor
Leonardo Tocchetto Pauperio – Vice-presidente

E comum acordo com os membros do Conselho Diretor

Jose Carlos Garcia
Edison Saraiva Neves
Tadeo Feijão
Toni Nicole Spoliansky
Manuela Camargo Bernis
Silvia Margarido
Danilo do Carmo Vieira Correa
Mônia Laura Faria Fernandes

Membros das Câmaras Técnicas do CONAMA

Câmara Técnica de Biodiversidade, Áreas Protegidas, Florestas e Educação Ambiental
– Adriana Lúcia Batista de Castro e Julien Marius Reis Thevenin

Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental e Gestão Territorial
Andréa Fróes e Theonelly Nascimento Teodozio

Tags:
3 Comments
  • Caio Frederico
    Posted at 19:33h, 23 março Responder

    É mais um passo nesse caminho de engrandecimento da Novo Encanto, felicito e agradeço a todos que estiveram envolvidos nesse importante trabalho que deu e continuará dando mais visibilidade à Novo Encanto e suas bandeiras! Faço votos que sigamos firmes!

  • Leila Pio
    Posted at 19:55h, 23 março Responder

    Sou grata a essa equipe que esteve nesse período na novo encanto e vamos dar contininuidade a preservação das florestas da água
    Sou do núcleo são cosmo e são Damião
    Curitiba Paraná

  • Franciele Matejec
    Posted at 09:26h, 24 março Responder

    Grata a todos que contribuíram com essa causa nobre de preservação e defesa dos preciosos recursos naturais, que são a expressão de Deus, nosso Pai…

Post A Comment

− 7 = 3

css.php