EM DOIS MESES, A NOVO ENCANTO REALIZOU TRÊS EXPEDIÇÕES AOS SERINGAIS

EM DOIS MESES, A NOVO ENCANTO REALIZOU TRÊS EXPEDIÇÕES AOS SERINGAIS

Entre julho e agosto deste ano, 91 pessoas de várias regiões do país e dos Estados Unidos tiveram a oportunidade de ser tornar expedicionários na floresta amazônica. Em apenas dois meses, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico realizou o número recorde de três excursões aos Seringais Novo Encanto (localizado na fronteira do Amazonas com o Acre) e Sunta (às margens do Rio Abunã, na divisa com a Bolívia).

Na primeira e segunda quinzena de julho, mais de 70 expedicionários brasileiros visitaram os dois seringais. Em agosto, foi a vez de 21 americanos, em uma ação conjunta entre a Novo Encanto e a sua organização irmã nos Estados Unidos, a New Enchantment, junto ao Departamento de Memória e Documentação da UDV nos EUA.

Os expedicionários subiram o Rio Abunã, conheceram o Seringal Sunta (local onde a União do Vegetal foi criada) e ouviram a respeito da vida do Mestre Gabriel, criador da União do Vegetal. Também tiveram a oportunidade de ouvir informações sobre a importância da floresta Amazônica e entender mais sobre a criação da Novo Encanto e expansão da UDV no exterior. “O tempo vivido lá foi um momento especial para se reconectar com a natureza, através de uma experiência que, com certeza, ressoará no coração daqueles que puderam participar”, lembra Simon Baker, Presidente da New Enchantment, que participou da 18ª expedição.

As expedições contaram com a participação de alguns mestres da União do Vegetal, como Carmiro Gabriel da Costa (filho de Mestre Gabriel), Francisco Herculano de Oliveira (Mestre Herculano), Roberto Souto e Jeffrey Bronfman.

Além de se divertirem em banhos no rio Iquiri e nos Igarapés da Floresta, os expedicionários tiveram a oportunidade de assistir uma demonstração de como se extrai o látex, posteriormente usado para se produzir a borracha. Durante o passeio nas trilhas no Seringal Novo Encanto, também foi possível aprender a respeito das propriedades medicinais de plantas consideradas sagradas pela UDV.

Agende-se!
O trabalho das Expedições aos Seringais é realizado pela Coordenação Regional da Novo Encanto no Acre com o apoio da União do Vegetal.

A próxima expedição está prevista para 8 a 12 de julho de 2017, com vagas limitadas.


Texto: Redação Novo Encanto

Foto: Simon Baker

No Comments

Post A Comment