Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, O braço ecológico da União do Vegetal

Thais Carvalho Institucional, Novo Encanto Deixar Comentário

A preservação e o uso sustentável dos recursos naturais já é uma semente plantada pelo Mestre Gabriel desde a década de 1960, quando ele junto com os primeiros irmãos compraram um terreno de floresta nativa em Jaru – Rondônia para zelar pelo Mariri e a Chacrona. O Mestre Gabriel chamava aquele lugar de “Meu Reinado”.

Mais à frente, na década de 1980, o M. Maciel, M. Representante do N. João Lango Moura no Acre, junto com a irmandade sentiram uma profunda tristeza e a necessidade de preservar a floresta quando viram derrubado por um fazendeiro o Chacronal nativo, que utilizavam para os Preparos de Vegetal. Nasceu aí aquela semente plantada pelo Mestre, a qual viria a ser a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, criada para atender a uma necessidade do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal: a preservação da floresta nativa amazônica, ambiente natural de nossas plantas sagradas, o Mariri e a Chacrona.

A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico foi fundada em 30 de janeiro de 1990, com o objetivo de preservar o Seringal Novo Encanto, uma área de 8.000 hectares,  localizado no município de Lábrea/AM. Na época, o Mestre Geral Representante, M. Braga, junto com o Presidente da Sede Geral, M. Edison Saraiva, autorizaram que fosse iniciado esse trabalho e designou o M. Monteiro como primeiro Presidente da Associação.

 

BRAÇO ECOLÓGICO DO CENTRO. Desde então, a Novo Encanto vem ampliando sua ação e sendo hoje já reconhecida pela maioria das pessoas, como o braço ecológico da União do Vegetal. Estamos presentes em todos os Núcleos no Brasil e no Exterior, e graças ao trabalho dedicado das Coordenadorias Regionais e Monitorias, realizamos mais de 1.700 ações de sensibilização, educação, apoio técnico e de conservação da natureza nesse triênio, além de atividades nacionais como o “Um Dia no Parque” e o “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias” em parceria com a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens (OE) e o “Festival Novo Encanto das Artes”.

Link para matérias sobre o “Um Dia no Parque”

Link para matérias sobre o “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”

Link para matéria sobre o “Festival Novo Encanto das Artes”

Um Dia no Parque: atividade realizada pelo Núcleo Princesa Sama/AM – 2ª Região | Foto: Acervo da Novo Encanto.

Núcleo Castelo de Marfim/PA – 14ª Região, coletou 2 mil kg de resíduos em atividade do “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias” | Foto: Acervo da Novo Encanto.

 

PROGRAMA SÓCIO MIRIM. Dentre as atividades nos Núcleos, destacamos o novo “Plantando o Amanhã: Programa Sócio Mirim da Novo Encanto” que é uma parceria com a OE e tem o objetivo de apoiar o trabalho de fortalecimento das famílias da União do Vegetal através do desenvolvimento da conexão das crianças e jovens com a natureza.

Link para matéria “Novo Encanto e a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens da UDV lançam Plantando o Amanhã – Programa Sócio Mirim da Novo Encanto”

Entrega das carteirinhas de Sócio Mirim no Núcleo Rei Davi/ SP – 3ª Região, com a presença do Presidente da Novo Encanto, Thiago Beraldo (touca vermelha), e a Diretora Adjunta, Fátima Lopes (ao lado esquerdo com a camiseta da Novo Encanto e agasalho) | Foto: Thiago Araújo.

 

DIRETRIZES AMBIENTAIS. Além disso, a Novo Encanto realizou o Diagnóstico de Implementação das Diretrizes Ambientais da União do Vegetal em 225 dos 228 dos Núcleos (99%). Esse relatório está se tornando uma importante ferramenta para avaliar e melhorar a sustentabilidade ambiental do Centro. Ela auxilia os Núcleos a identificar como economizar recursos, cumprir as normas ambientais e preservar. Hoje, a União do Vegetal como um todo cumpre 59% das orientações propostas pelas Diretrizes. 

Link para PDF sobre as Diretrizes Ambientais 

 

PREMIAÇÃO DE PROJETOS DE AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE. Em 2022, lançamos um edital visando apoiar pequenos projetos de implementação de ações de sustentabilidade ambiental através do subsídio de recursos técnicos e/ou financeiros vinculadas às Diretrizes Ambientais do Centro (ABC: Água, Biodiversidade e Cultura). Nesse primeiro edital foram contemplados 19 projetos de nove regiões diferentes do Brasil.

Link para matéria sobre os projetos de ações de sustentabilidade

 

MELIPONICULTURA. Durante o triênio, fortalecemos o projeto de Meliponicultura onde pudemos desenvolver diversas ações de vivências, sensibilizações, palestras, encontros, cursos, publicação de folders, inauguração de meliponários e distribuição de colmeias para comunidades tradicionais, culminando com criação da Logomarca Meliponicultura Novo Encanto.

Logomarca Meliponicultura Novo Encanto de autoria de Allan Castro.

Link para matérias sobre meliponicultura

Capacitação de Meliponicultura, Rio Branco/AC | Foto: Gabriela Munaretti.

 

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA. Tivemos importantes avanços na regularização fundiária, a exemplo da transferência da matrícula do Seringal Novo Encanto para a circunscrição correta, migrando de Rio Branco/AC para o Cartório de Registro de Imóveis de Lábrea/AM. Além disso, reativamos com sucesso nosso Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e realizamos o devido registro no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), inclusive com o lançamento do georreferenciamento preciso da área. Atualmente, estamos com aproximadamente 98% da matrícula da área regularizada, estando a um passo de concluir integralmente o processo de regularização definitiva da documentação do Seringal.

Link para matéria “Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico renova o CCIR de 2023”

 

INFRAESTRUTURA NO SERINGAL. Com o objetivo de proteger, cuidar cada vez melhor e atender a todos que queiram conhecer o Seringal, ampliamos as instalações, com a construção Casa de Preparo, três casas de Seringueiros, três casas de madeira, portão, poço semi artesiano, caixa d’água, implementação de energia fotovoltaica, internet via satélite, estruturação do plantio junto com o Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA), sistema agroflorestal de açaí com irrigação e aquisição de caminhonete L-2000 triton 4×4 seminova com seguro.

Link sobre o Seringal Novo Encanto

Seringal Novo Encanto | Foto: Acervo da Novo Encanto.

Rio Iquiri, Seringal Novo Encanto | Foto: Acervo da Novo Encanto.

 

EXPEDIÇÕES. Realizamos 5 Expedições e 2 Jornadas dos 9 Vegetal, 3 encontros de jovens além de diversas outras atividades nos Seringal. Em 2023, pela primeira vez, o Seringal foi utilizado por uma entidade externa – a Universidade Federal do Acre – que realizou um evento para professores. foram aproximadamente 2000 visitantes nesse triênio. Estamos muito felizes com a prosperidade no Seringal, o sonho é que no futuro ele possa estar aberto a visitação boa parte do ano.Link para a matéria “Em retomada das expedições, Novo Encanto reúne 50 pessoas do Brasil e do exterior em 26ª Expedição ao Seringal”: https://novoencanto.org.br/2021/11/29/em-retomada-das-expedicoes-novo-encanto-reune-50-pessoas-do-brasil-e-do-exterior-em-26a-expedicao-ao-seringal/

Link para as Expedições de 2023

Trilha dos 9 Vegetal no Seringal Novo Encanto | Foto: Acervo da Novo Encanto.

Trilha dos 9 Vegetal no Seringal Novo Encanto | Foto: Acervo da Novo Encanto.

 

TRABALHO SOCIAL. Realizamos diversos projetos em parcerias com Núcleos e Regiões como com a Fundação Banco do Brasil para formação na cadeia produtiva de produtos florestais com as comunidades do entorno do Seringal. Também apoiamos junto com a Fundação Oswaldo Cruz e a Sada, o projeto “Comunidade e Consciência” realizado pelo Núcleo Rei Salomão e a 12ª Região que proveu assistência diretamente à 150 pessoas e indiretamente à 250 pessoas de uma comunidade quilombola no entorno de Belo Horizonte/MG. Além do projeto de Meliponicultura com a Bracel e a 4ª Região que promoveu dois cursos e distribuiu 20 colméias e 20 caixas racionais para comunidades tradicionais da região.

Link para os Projetos da Novo Encanto

Feira de Sementes | Foto: Acervo da Novo Encanto.

 

SUSTENTABILIDADE. Em 2021, fomos selecionados pela Empresa Norte Energia para atender às condicionantes ambientais impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) devido à implementação da Hidrelétrica de Belo Monte em Altamira/PA. Nesse projeto, oferecemos oficinas técnicas para 340 famílias, assistência para 213 e levantamento censitário de 594 famílias da região. Esse trabalho durou dois anos e proporcionou que contratássemos 30 sócios da União do Vegetal e 31 pessoas das comunidades locais durante sua execução.

Link para a matéria “Novo Encanto inicia quarto projeto em parceria com a Norte Energia”

Trabalhos de plantio de Mariri e Chacrona e implantação de agrofloresta na aldeia Aribaru do Povo Indígena Yudjás, Xingu/MT | Foto: Acervo da Novo Encanto.

 

MELHORIAS ADMINISTRATIVAS. Estamos buscando cada vez mais a excelência administrativa. Estruturamos o escritório adquirido na gestão anterior e renovamos o site da Novo Encanto. Estamos fazendo reuniões abertas mensais para todos os sócios com prestação de contas no padrão Diretoria Geral. Estamos também fazendo a regularização dos terrenos em nome da Novo Encanto e, recentemente, entramos para a Contabilidade Única da União do Vegetal, o que aumentou ainda mais nosso controle administrativo. Outra boa notícia é que fizemos todas as tratativas para iniciar, a partir de janeiro, o pagamento das mensalidades da Novo Encanto através do REUNI (Sistema de Gestão de Informações oficial do Centro), o que irá facilitar muito o trabalho das tesourarias nos Núcleos.

 

PROGRAMA DE INTEGRIDADE. Criamos o Programa de Integridade Administrativa da Novo Encanto e lançamos nosso “Código de Ética e Conduta” que reflete nossos princípios administrativos e estabelece diretrizes para nos conduzirmos, tanto internamente com nossos sócios, quanto também com clientes, parceiros, beneficiários e a sociedade em geral.

Link para o Código de Ética e Conduta da Novo Encanto

Link para o Programa Integridade da Novo Encanto

 

AUDITORIA. Em 2023, realizamos a primeira Auditoria Independente da Novo Encanto onde foram analisadas as contas de 2022. Esse é um processo padrão entre Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) de grande porte e é um processo que precisaremos implementar na Novo Encanto. Os auditores informaram que não encontraram nenhuma ilegalidade no nosso trabalho o que fortalece a transparência administrativa da entidade.

Link para relatório da auditoria 

 

PUBLICAÇÕES. Com o objetivo de atender as demandas das nossas monitorias, elaboramos uma série de publicações que podem ser acessadas pelo site da “Nossa Loja” ou pelo site da Novo Encanto, como os livros: Encantos da Natureza, O Indiozinho Tuturutu, Natureza é um Reino Encantado e Cartilhas: Gestão de Resíduos, Compostagem, Encontros Sustentáveis, Minhocário etc.

Link para Biblioteca do site da Novo Encanto

Algumas publicações da Novo Encanto disponíveis na Biblioteca do site.

 

CRESCIMENTO DO NÚMERO DE SÓCIOS. Destacamos também o crescimento do número de sócios devido à realização de encontros regionais da Novo Encanto, encontros do Corpo Instrutivo da União do Vegetal, participação em redes sociais, e devido ao engajamento dos Coordenadores Regionais e Monitores Nucleares que fortaleceram conexões pessoais locais, promovendo maior participação e valorização dos associados, ampliando assim, o reconhecimento da importância da preservação do meio ambiente. Tivemos um crescimento de 93,09%, subindo de 2.114 em 2021 para 4.140 em 2023.

 

ALINHAMENTO COM A UNIÃO DO VEGETAL. Acima de tudo isso, fizemos um trabalho para ampliar o alinhamento da Novo Encanto com a União do Vegetal com a supervisão e o apoio constante da Representação Geral e Diretoria Geral e outros membros do nosso Conselho Diretor. Vale ressaltar que hoje, o M. Monteiro, além de Presidente de Honra da Novo Encanto, é membro efetivo do Conselho da Associação e participa das nossas reuniões.

Festa da São João no Seringal Novo Encanto | Foto: Acervo da Novo Encanto.

 

JEITO CABOCLO. Nesse alinhamento, estamos buscando encontrar nos ensinamentos e exemplo da vida do Mestre Gabriel, a inspiração para fazer nossa Ecologia Espiritual ao invés de trazer coisas de fora para a União do Vegetal. Assim a Novo Encanto vem fazendo um trabalho de valorizar o conhecimento caboclo e seringueiro que é a raiz da União do Vegetal. Em comemoração ao Centenário de Nascimento do Mestre Gabriel, levamos seus filhos (M. Jair, M. Carmiro, C. Jandira e Getúlio) e netos para o Seringal, criando momentos inesquecíveis de aprendizados e alegria. Realizamos duas Jornadas dos “Nove Vegetais” com o objetivo de preservar esse conhecimento, assim como os saberes da floresta, no seu ambiente nativo.

Réplica de uma Casa de Seringueiro – Seringal Novo Encanto | Foto: Acervo da Novo Encanto.

 

Somos gratos ao Mestre Geral Representante, M. José Carlos Garcia e ao Presidente da Diretoria Geral, M. Tadeo Feijão, pelo apoio incondicional. Somos gratos a todos os membros do Conselho Diretor pela supervisão e apoio constantes. Grato a todos que trabalharam na Diretoria Executiva pelo amor e dedicação à obra. Grato às Coordenadorias Regionais e Monitorias por levarem com alegria e carinho a mensagem da Novo Encanto. Grato aos Mestres Centrais, Mestres Representantes e Direção dos Núcleos por acolherem esse trabalho e, principalmente, grato a todos os associados que crêem de coração nesse trabalho e nos deram as mãos nessa união. Desejamos votos de prosperidade ao M. Mário Lúcio e M. Hudson e que a nova gestão possa levantar ainda mais alto a bandeira da Novo Encanto.  

 

Abraços fraternos

 

Thiago Beraldo

Presidente do Conselho Diretor da Novo Encanto 2021-2023

Fotos: Acervo da Novo Encanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.