seed

II Feira de sementes crioulas em Pirenópolis, em Goiás

Flavio Cultura, Educação, Sustentabilidade Deixar Comentário

Agricultores tradicionais, moradores, visitantes de Pirenópolis e voluntários da Novo Encanto Ecologia se reuniram na II Feira de Sementes Crioulas de Pirenópolis, Goiás. Durante toda a manhã de sábado, 15 de outubro, os participantes compartilharam sementes e conhecimento em um evento gratuito, no qual a moeda de troca foi o sorriso e a cooperação.

A feira, realizada pela Novo Encanto em parceria com a Prefeitura de Pirenópolis, na Praça Central da cidade, teve como principal objetivo a valorização das sementes crioulas, enquanto fundamento para a manutenção da saúde da humanidade.

Cerca de 25 expositores promoveram a troca e doação de sementes e mudas. Participaram da feira agricultores locais e regionais. “Foi bonito ver pessoas que estiveram na Feira ano passado, retornando ávidas por esse dia de doação. Muitas relataram entusiasmo na espera da próxima edição. É um movimento que está, devagarinho, tocando o coração das pessoas, por ser, justamente, simples e trazer sentimentos de raízes, cultura e tradição” relata Jane Simoni, coordenadora da Novo Encanto na 8ª Região.

Sementes ancestrais de variedades alimentícias como milho, feijão, arroz e leguminosas chamaram a atenção dos visitantes. Hortaliças, arbóreas e plantas nativas do Cerrado também tiveram espaço garantido nas bancas expositoras. “As pessoas revivem memórias de infância, de histórias do interior ou simplesmente se alegram com a reconexão com a natureza e o conhecimento tradicional”, explicou Jane.

Nesta segunda edição, a feira contou com novidades. Uma Estação de Plantas Medicinais, onde os interessados puderam ver a fabricação artesanal de óleos essenciais e pomadas, assim como aprender um pouco mais sobre propriedades curativas de algumas espécies. E uma Estação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Ali os visitantes experimentaram receitas feitas com variedades ou partes de plantas pouco habituais, mas bastante saborosas e de alto valor nutricional.

Este ano, foi possível produzir um folder explicativo com algumas plantas medicinais e PANCs, com características e receitas. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participou com uma banca com sementes crioulas de hortaliças e ofertou cartilhas para agricultura familiar.

A programação também contou com diversas apresentações culturais. Músicos locais, grupo de catira, maracatu e artistas circenses se revezaram no palco, alegrando ainda mais o clima de confraternização.

Toda essa realização foi possível graças ao empenho dos voluntários da Novo Encanto de Brasília, Goiânia e Pirenópolis. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente forneceu apoio fundamental para a infraestrutura do evento, que contou também com o apoio da farmácia brasiliense de manipulação Farmacotécnica e do supermercado Oba.  Este ano, a organização da Feira teve ainda uma importante colaboração através de financiamento coletivo, um meio inovador que mobilizou doadores e apoiadores da causa de norte a sul do país.

“A Feira é uma Semente Viva plantada no fundo do inconsciente dos seres humanos. A segunda edição já brotou ao Sol. A terceira será ainda mais Viva”, prevê o médico e nutrólogo Edison Saraiva Neves, um dos organizadores da Feira. “Quem viver, verá”.

Informações: equipe da 8ª região

Foto: João Felipe Parreiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.