Comunidade ao entorno do Seringal Novo Encanto recebe curso de capacitação em sistemas agroflorestais (SAFs)

Comunidade ao entorno do Seringal Novo Encanto recebe curso de capacitação em sistemas agroflorestais (SAFs)

Por Gabriela Cunha de Oliveira Munaretti

O Seringal Novo Encanto nos encanta com suas belezas naturais: uma área de floresta preservada na Amazônia brasileira administrada pela Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, localizada em Lábrea, Amazonas. Proporciona ainda uma vivência em meio a floresta amazônica e cultura de povos tradicionais. Além de todo o trabalho de consciência ambiental, torna-se, também, sala de aula para capacitar produtores rurais e urbanos, moradores da comunidade ao entorno do Seringal Novo Encanto.

Em 26, 27 e 28 de fevereiro de 2022 aconteceu o 3°módulo do Curso de Capacitação com Implantação Prática em Sistema Agroflorestal Sintrópico (SAFs).

O Curso faz parte do convênio entre a Novo Encanto e a Fundação Banco do Brasil (FBB n° 17.330), cujo objetivo é aprimorar a estrutura de capacitação para o público de extrativistas, agricultores familiares,  trabalhadores urbanos e rurais do Seringal e do seu entorno. O primeiro e o segundo módulo¹, que aconteceram em julho e outubro de 2021, respectivamente, também contaram com ensinos teóricos e práticos sobre sucessões, estratificações, técnicas de plantio, desenhos, dinâmicas naturais e a criação de unidades demonstrativas de SAFs. 

A Capacitação do 3° módulo aconteceu na sede do Seringal no Espaço de Vivência Socioambiental Mestre Luiz Maciel da Costa², construído também através da parceria deste convênio, e contou com a presença de mulheres, mães, homens trabalhadores e jovens com o objetivo de explorar coletivamente as possibilidades de plantio utilizando as técnicas da agrofloresta usando as culturas já praticadas pelos moradores do entorno do seringal: castanheira, seringueira, café, banana, milho, feijão, maracujá, limão, laranja, e hortaliças diversas.

Todos os módulos da capacitação foram realizados com a troca de experiências e vivências com a comunidade, com o que foi possível identificar suas dificuldades e anseios. E assim, trabalhando juntos em um modelo de Sistema Agroflorestal que atenda os objetivos socioambientais da comunidade local. 

Além da troca de experiências entre os participantes e instrutores sobre as características de cada cultura e plantios, foram implantadas em regime de mutirão três unidades demonstrativas (UD) de SAFs juntamente com os participantes, levando a sala de aula para prática. Assim, foram implantadas no Seringal Novo Encanto as seguintes UDs: uma próximo ao espaço de convivência; uma em área na entrada denominada Colocação Cafezal, mais uma na Sede do Seringal e outra na Colocação Colombo, esta por sua vez está em andamento.  

Tais UDs fizeram parte do conteúdo prático do curso, incluindo instruções sobre captação de água de qualidade para o consumo humano e ainda como dar o destino correto aos resíduos sólidos através das construções de fossas biodigestoras e círculo de bananeiras com fossa de evapotranspiração – técnicas utilizadas nos quintais agroflorestais e assim, o conteúdo bem aplicado pelos instrutores com uma linguagem adequada ao público alvo, despertou nos produtores a vontade de usar a técnica em suas áreas agrícolas. 

A exemplo disso, alguns produtores mostraram interesse em implementar em suas áreas SAFs, como é o caso do Sr. João Arruda Neto, importante produtor de farinha na comunidade, Francisco de Assis Chagas do Nascimento, presidente da Associação de Produtores Rurais Cafarnaum, que é também parceira do projeto, e Sebastiana da Costa da Nóbrega, produtora de hortaliças em geral, os quais demonstraram interesse em implantar um SAF contando com o apoio e assistência técnica da Novo Encanto, também previsto no projeto.

Os próximos passos do projeto serão a manutenção das UDs criadas e a articulação do apoio técnico para a implantação e acompanhamento de SAFs nas áreas dos produtores.

O resultado do curso foi de entusiasmo e aprendizagem considerando a participação ativa dos produtores compartilhando suas experiências, aplicando os novos ensinamentos e prospectando novas oportunidades para suas áreas rurais. O que ficou também registrado é o cativar e a amizade com a comunidade ao entorno do Seringal Novo Encanto, tornando-a parceira também na luta de preservação e zelo desta importante área de floresta nativa.

 

¹REVITALIZAÇÃO PRODUTIVA E SOCIOAMBIENTAL DO SERINGAL NOVO ENCANTO, disponível em: https://novoencanto.org.br/revitalizacao-produtiva-e-socioambiental-do-seringal-novo-encanto/

²NOVO ENCANTO INAUGURA ESTRUTURA DE APOIO DO SEU ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NO SERINGAL, disponível em: https://novoencanto.org.br/novo-encanto-inaugura-espaco-de-aprendizagem-no-seringal/

Nas fotos, abaixo, um registro das atividades

 

 

No Comments

Post A Comment

5 + 4 =

css.php