Comunidade ao entorno do Seringal Novo Encanto recebe curso de capacitação em sistemas agroflorestais (SAFs)

Novo Encanto Educação, SAF, Seringal Novo Encanto Deixar Comentário

Por Gabriela Cunha de Oliveira Munaretti

O Seringal Novo Encanto nos encanta com suas belezas naturais: uma área de floresta preservada na Amazônia brasileira administrada pela Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, localizada em Lábrea, Amazonas. Proporciona ainda uma vivência em meio a floresta amazônica e cultura de povos tradicionais. Além de todo o trabalho de consciência ambiental, torna-se, também, sala de aula para capacitar produtores rurais e urbanos, moradores da comunidade ao entorno do Seringal Novo Encanto.

Em 26, 27 e 28 de fevereiro de 2022 aconteceu o 3°módulo do Curso de Capacitação com Implantação Prática em Sistema Agroflorestal Sintrópico (SAFs).

O Curso faz parte do convênio entre a Novo Encanto e a Fundação Banco do Brasil (FBB n° 17.330), cujo objetivo é aprimorar a estrutura de capacitação para o público de extrativistas, agricultores familiares,  trabalhadores urbanos e rurais do Seringal e do seu entorno. O primeiro e o segundo módulo¹, que aconteceram em julho e outubro de 2021, respectivamente, também contaram com ensinos teóricos e práticos sobre sucessões, estratificações, técnicas de plantio, desenhos, dinâmicas naturais e a criação de unidades demonstrativas de SAFs. 

A Capacitação do 3° módulo aconteceu na sede do Seringal no Espaço de Vivência Socioambiental Mestre Luiz Maciel da Costa², construído também através da parceria deste convênio, e contou com a presença de mulheres, mães, homens trabalhadores e jovens com o objetivo de explorar coletivamente as possibilidades de plantio utilizando as técnicas da agrofloresta usando as culturas já praticadas pelos moradores do entorno do seringal: castanheira, seringueira, café, banana, milho, feijão, maracujá, limão, laranja, e hortaliças diversas.

Todos os módulos da capacitação foram realizados com a troca de experiências e vivências com a comunidade, com o que foi possível identificar suas dificuldades e anseios. E assim, trabalhando juntos em um modelo de Sistema Agroflorestal que atenda os objetivos socioambientais da comunidade local. 

Além da troca de experiências entre os participantes e instrutores sobre as características de cada cultura e plantios, foram implantadas em regime de mutirão três unidades demonstrativas (UD) de SAFs juntamente com os participantes, levando a sala de aula para prática. Assim, foram implantadas no Seringal Novo Encanto as seguintes UDs: uma próximo ao espaço de convivência; uma em área na entrada denominada Colocação Cafezal, mais uma na Sede do Seringal e outra na Colocação Colombo, esta por sua vez está em andamento.  

Tais UDs fizeram parte do conteúdo prático do curso, incluindo instruções sobre captação de água de qualidade para o consumo humano e ainda como dar o destino correto aos resíduos sólidos através das construções de fossas biodigestoras e círculo de bananeiras com fossa de evapotranspiração – técnicas utilizadas nos quintais agroflorestais e assim, o conteúdo bem aplicado pelos instrutores com uma linguagem adequada ao público alvo, despertou nos produtores a vontade de usar a técnica em suas áreas agrícolas. 

A exemplo disso, alguns produtores mostraram interesse em implementar em suas áreas SAFs, como é o caso do Sr. João Arruda Neto, importante produtor de farinha na comunidade, Francisco de Assis Chagas do Nascimento, presidente da Associação de Produtores Rurais Cafarnaum, que é também parceira do projeto, e Sebastiana da Costa da Nóbrega, produtora de hortaliças em geral, os quais demonstraram interesse em implantar um SAF contando com o apoio e assistência técnica da Novo Encanto, também previsto no projeto.

Os próximos passos do projeto serão a manutenção das UDs criadas e a articulação do apoio técnico para a implantação e acompanhamento de SAFs nas áreas dos produtores.

O resultado do curso foi de entusiasmo e aprendizagem considerando a participação ativa dos produtores compartilhando suas experiências, aplicando os novos ensinamentos e prospectando novas oportunidades para suas áreas rurais. O que ficou também registrado é o cativar e a amizade com a comunidade ao entorno do Seringal Novo Encanto, tornando-a parceira também na luta de preservação e zelo desta importante área de floresta nativa.

 

¹REVITALIZAÇÃO PRODUTIVA E SOCIOAMBIENTAL DO SERINGAL NOVO ENCANTO, disponível em: https://novoencanto.org.br/revitalizacao-produtiva-e-socioambiental-do-seringal-novo-encanto/

²NOVO ENCANTO INAUGURA ESTRUTURA DE APOIO DO SEU ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NO SERINGAL, disponível em: https://novoencanto.org.br/novo-encanto-inaugura-espaco-de-aprendizagem-no-seringal/

Nas fotos, abaixo, um registro das atividades

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.